- 12 de setembro de 2019
- Por Richard Casa Grande
- Em Pneus
- Tags como escolher pneus, trocar pneus
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Se você precisar parar em uma oficina ou loja especializada para escolher pneus, saberia como selecionar a melhor opção para o seu carro? Esse é um conhecimento importante para se adquirir, já que o jogo de pneus é essencial para uma boa experiência de dirigir um automóvel.
Além do impacto na condução, os pneus também influenciam nos gastos com combustível e são elementos que ajudam a dizer se há alguma coisa errada nos sistemas internos do veículo.
Por essa razão, é importante escolher pneus adequados para o seu carro. Quer descobrir como fazer isso? Basta ler nossas dicas a seguir.
A maioria dos motoristas nunca abre o Manual do Proprietário dos seus veículos. Isso é um erro grave, pois as dúvidas mais comuns dos consumidores estão respondidas ali, como a frequência adequada para fazer a revisão do carro, por exemplo.
No Manual do Proprietário, também estão as informações básicas sobre como escolher os pneus adequados para o veículo. Ali estão descritos o tamanho, tipo e outras informações recomendadas pela montadora.
Por esse motivo, o Manual do Proprietário é a primeira coisa que você deve ler quando for comprar pneus para o seu carro. Comece por ali, veja as informações descritas no documento para filtrar as opções no mercado antes de fazer sua escolha.
Como você já sabe, existem diversos tipos de pneus no mercado. Os mais comuns são:
Cada um desses pneus tem uma característica específica e deve ser usado em determinados cenários. Por exemplo, um pneu off é mais resistente a impactos e tem sulcos maiores e mais profundos. Dessa forma, ele resiste bem ao terreno irregular da estrada de terra, mas tem pouca aderência no solo liso das ruas.
Pensando nisso, é importante decidir onde você andará com o carro para saber como escolher o pneu correto para o seu veículo.
É muito importante que você cheque a procedência dos pneus antes de comprá-los. Existem muitas razões para nunca usar peças sem procedência em seus carros, por mais “barato” que pareça à primeira vista.
É importante lembrar que os pneus recauchutados contam apenas com uma camada superficial de borracha, mas com o interior já desgastado. Por essa razão, podem durar 30% menos do que um original, sendo que seu preço não é tão menor assim.
Portanto, matematicamente falando, investir em pneus recauchutados é menos vantajoso do que comprar originais, sem falar nos riscos de segurança para o motorista e sua família.
A banda de rodagem é um elemento importantíssimo do pneu. É nela que estão os desenhos e sulcos criados para ajudar na condução do veículo.
Ela pode ser simétrica ou assimétrica. No primeiro caso, os sulcos são iguais nos dois lados do pneu, o que garante que o escoamento da água da rua seja estável. Por isso, são pneus recomendados para uso urbano.
Já as bandas assimétricas têm diferenças entre os seus dois lados, o que aumenta o escoamento da água. É um modelo mais usado em pneus off road para eliminar a lama que fica presa no pneu.
No entanto, as diferenças entre os pneus não estão apenas nos terrenos onde serão usados. Aliás, é possível usar um assimétrico em pistas urbanas e um simétrico em terrenos sem problema.
O assimétrico também se destaca por emitir baixo ruído e ter excelente desempenho na direção, especialmente em curvas e pistas molhadas. No entanto é mais caro e tem rodízio mais complicado.
Já o pneu simétrico é mais barato, mas não lida tão bem com a água. Porém costuma durar mais, especialmente pela facilidade de rodízio.
Uma das informações mais importantes que você deve ter antes de escolher pneus é o nível de Treadwear de cada um. Essa métrica indica a resistência ao desgaste daquele modelo.
O treadwear é apresentado de 60 a 620, onde 60 é menos durável e 620 é mais durável.
Portanto, quando estiver em dúvida entre dois modelos, o Treadwear pode ser um bom fator de desempate entre eles.
Você sabe como ler as etiquetas dos pneus? Esse é um conhecimento importante para saber como avaliar os modelos na loja antes de comprá-los.
As etiquetas classificam os pneus em três categorias:
Quanto maior a resistência, mais força o motor terá de fazer e maior o consumo de combustível. Quanto maior a aderência, melhor será a dirigibilidade na chuva. E, claro, quanto maior o ruído, mais atenção e incômodo o carro causará.
Dependendo dos seus desejos enquanto motorista, é útil usar as informações das etiquetas para escolher os pneus mais indicados para o seu carro.
Agora que você já sabe como escolher pneus para o seu automóvel, não terá dificuldades na próxima vez em que precisar comprá-los. Lembre-se de ir a uma loja confiável e faça boas viagens, com total segurança!
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