whatsapp
X
 
Como identificar o problema do carro com base no desgaste do pneu

Como identificar o problema do carro com base no desgaste do pneu

O desgaste do pneu é o principal motivo para obrigar que os motoristas comprem um novo para o seu carro. Afinal, não dá para andar com um pneu careca e desgastado por aí.

Primeiro, porque é muito perigoso. Um pneu neste estado pode gerar um grave acidente, colocando em risco a vida do motorista e todos que estiverem dentro do veículo. Em segundo lugar, porque andar com pneu careca é uma infração grave no Código de Trânsito, resultando 5 pontos na carteira e quase R$-200 de multa.

Mas para completar, existe um terceiro elemento importante sobre o desgaste do pneu: ele pode indicar que alguma coisa está errada com o seu carro.

Isso mesmo: um pneu com certos padrões de desgaste indica algumas informações importantes sobre o seu veículo. Quer saber quais são? Então continue lendo!

Como ler o tipo de desgaste no pneu do seu carro

Quando você der uma olhada nos pneus do seu carro, preste atenção no padrão do desgaste. Talvez, se forem pneus novos, você não consiga enxergar um padrão ainda.

Nesse caso não há nada para se preocupar, por enquanto. Basta seguir dirigindo que, eventualmente, o pneu se desgastará.

Porém, se você já começa a notar o desgaste aparecendo, é importante prestar atenção para saber se o desgaste é uniforme em todo o pneu. Se for, ótimo! Está tudo bem com o seu carro.

Você ainda precisará trocar de pneu, claro, mas o desgaste aconteceu de forma natural, orgânica. Vida que segue.

Todavia, se o desgaste não se apresentar de maneira uniforme, é sinal de que há algo errado com o seu carro.

Nesse caso, você terá que trocar o pneu (claro), mas isso não bastará se não resolver o problema que gerou esse desgaste desproporcional. Se continuar tudo igual, terá a mesma situação no futuro.

Para saber como resolver essa questão, é importante aprender como ler o desgaste no pneu. Confira nossas dicas a seguir!

Pneu com desgaste no centro

Se o pneu apresentar um desgaste apenas na região central, com conservação das partes laterais, é sinal de que há pressão em excesso dentro dele.

Se a pressão dentro do pneu for alta demais, apenas a sua parte central vai tocar no solo. Na prática, apenas o centro do pneu vai “gastar” quando rodar, e você desperdiçará um belo pneu.

Não existe segredo nesse caso: basta calibrar bem o próximo pneu que comprar.

Pneu com desgaste nas laterais

O caso oposto ao do item anterior também existe. Se o pneu estiver com pouca pressão no seu interior, suas laterais vão ceder e a parte central dele não terá contado com o solo.

Assim, o centro ficará conservado e as laterais gastas.

A solução aqui também é simples: compre um novo pneu e garanta que ele esteja bem calibrado.

Desgaste em apenas uma borda do pneu

Se você notar que há um desgaste em apenas um dos lados do pneu (por exemplo, só na lateral exterior ou interior), então temos um problema um pouco mais sério.

Nesse caso, o desgaste fora do padrão pode ocorrer quando as  rodas estão desalinhadas. Assim, você teria de comprar um novo pneu, claro, e fazer um realinhamento do veículo, evitando algum possível acidente futuro.

Desgaste em padrões irregulares

Além desses padrões citados, existem ainda casos onde o pneu fica com desgaste em padrões completamente irregulares. Por exemplo, uma mancha de desgaste aqui, outra ali, sem uma ordem lógica.

Se isso acontecer, o caso é difícil de diagnosticar fora de uma oficina.

Uma possível explicação para essa situação é as rodas estarem desbalanceadas. Nesse caso, você notará padrões assim em todo o seu jogo de pneus.

A solução é simples, mas custosa: comprar pneus novos e fazer um balanceamento do carro.

Já uma segunda alternativa é pior: seus amortecedores estão com problemas e precisam ser substituídos. Neste caso, além dos pneus, você precisará comprar novos amortecedores.

O que fazer quando notar um pneu desgastado no meu carro?

Se você chegou em casa um dia, estacionou o veículo e notou um pneu desgastado, não existe segredo: precisa trocá-lo.

Nós já citamos acima que você corre o risco de um acidente se rodar com um pneu assim, além de estar vulnerável a 5 pontos na CNH e uma multa de quase R$-200 POR PNEU desgastado.

Portanto, sua primeira ação deve ser procurar uma boa loja de pneus para comprar um substituto.

É importante ficar de olho nos padrões que nós citamos neste artigo para que você possa identificar se há ou não a necessidade de outro serviço, além da troca de pneu.

Uma boa opção é sempre contar com uma loja de pneus que também ofereça serviços mecânicos. Assim, seus profissionais podem ajudar a identificar possíveis problemas com o seu carro.

Gostou de saber um pouco mais sobre o desgaste no pneu? Agora você tem mais informações para cuidar melhor do seu carro!

Se quiser ter acesso a mais artigos como esse, curta a nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

Seu comentário será enviado para moderação.

Desenvolvido por Inside Digital
×