- 5 de setembro de 2019
- Por Richard Casa Grande
- Em Comprar Pneus, Manutenção para seu carro, Pneus
- Tags Pneus
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Você gostaria de aprender a dirigir melhor? Existem muitos benefícios em ter um bom desempenho ao volante, como por exemplo na economia com peças. Quem dirige bem pode, por exemplo, poupar os pneus e evitar trocá-los com tanta frequência.
Existem certos cuidados na hora da direção que ajudam a diminuir o desgaste do pneu, de modo a fazer com que ele dure mais.
Assim, você não precisa comprar pneus com tanta frequência, poupando dinheiro. Além disso, dirigir corretamente é uma experiência muito mais agradável de modo geral.
Quer saber que tipo de bons hábitos você deve cultivar na sua direção? Então siga a leitura até o fim.
Você sabia que existem diferentes tipos de pneus para usar no seu carro? Por exemplo, existem os on road, off road e misto, além do run flat. Cada um deles tem um conjunto de características específico.
Vamos dar um exemplo simples:
O pneu off road é feito para ser usado em estradas de terra, onde há maior incidência de pedras, o chão é acidentado e existe lama quando chove.
Por causa disso, ele precisa ser um pouco mais resistente do que o normal, além de ter sulcos maiores na sua superfície para lidar com a lama e a água nesses terrenos.
Por outro lado, o pneu on road é menos resistente, pois lida com uma estrada de asfalto, majoritariamente lisa. Além disso, ele tem sulcos menores para garantir mais aderência na pista.
Se você usar um pneu on road na estrada de terra, a chance dele furar é muito grande. Por essa razão, é importante escolher qual o tipo certo para quando você for dirigir.
Agindo dessa forma, você evita correr riscos e protege os seus pneus. Fácil, não é?
Quantas vezes você estava tranquilo em casa quando ouviu uma freada brusca na rua ou algum carro levantando fumaça ao sair em alta velocidade?
Seja qual for o motivo dessas ações, elas com certeza deixaram uma marca na rua da sua casa. Essa marca foi feita à base de um enorme desgaste do pneu.
Quando a aceleração é brusca, o motor envia mais tração do que o eixo dos pneus consegue lidar. Isso faz com que o pneu fique travado no asfalto enquanto o motor tenta avançar, causando dano na borracha.
O inverso acontece na frenagem: o sistema de freio tenta parar a rotação do pneu, mas a inércia faz o carro continuar se movendo. Como o pneu está travado, ele desliza pelo asfalto gastando sua borracha.
Diante disso, evite acelerar ou frear bruscamente para conservar a vida útil do pneu do seu carro.
As lombadas e os buracos nas ruas são verdadeiros terrores para os pneus, especialmente se os motoristas não forem bons de volante.
Ambos oferecem um risco de impacto que pode tirar o pneu de circulação. Funciona assim:
O pneu sofre um impacto quando passa por um buraco ou lombada, caso esteja em alta velocidade ou se os eixos do carro não estiverem alinhados corretamente.
Esse impacto varia, claro, de algo muito forte a quase imperceptível dependendo da velocidade e alinhamento já citados.
Dependendo das condições, o impacto pode ser forte demais e romper parte da câmara interna do pneu, que segura o ar que enche o equipamento. Nesse caso, surgem bolhas no exterior da peça, que tornam o pneu inutilizável.
Dirigir com um pneu com bolha é muito, muito arriscado, além de extremamente desconfortável. Procure tomar todo o cuidado ao passar por uma lombada ou buraco na rua.
Você tem o hábito de estacionar o veículo com o pneu encostado na guia da calçada? Se sim, saiba que você está infligindo um grande dano ao seu carro.
Quando o pneu está encostado na guia da calçada ou em um tijolo, ele está jogando todo o seu peso naquela direção. São toneladas de força espremendo o pneu contra uma “parede” imovível.
Eventualmente, a pressão toda vai para o pneu, que pode romper a sua câmera interna, causando as já citadas bolhas.
Por isso, evite estacionar o carro encostado na calçada.
Uma das maneiras de poupar o pneu é promover o rodízio com as peças do seu automóvel.
Dependendo do tipo de carro (se ele tem tração traseira ou se os dois lados são simétricos), o rodízio é mais ou menos eficaz para garantir um desgaste por igual nos pneus.
No entanto, é possível economizar até 30% do pneu ao fazer o rodízio, o que garante uma economia muito grande em longo prazo.
Essas são apenas algumas dicas de como dirigir melhor para poupar o pneu. Seguindo essas diretrizes, você irá economizar mais e não precisará de novas peças com tanta frequência.
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