- 8 de março de 2020
- Por Richard Casa Grande
- Em Pneus
- Tags pirelli, pneu cinturato
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O Pneu Cinturato é um dos principais modelos de pneus Pirelli. O produto, indicado para carros comerciais leves como o Onix, HB20 e outros, é um dos mais vendidos da marca e muito elogiado pelos usuários.
No entanto, pode ser que você jamais tenha usado um Pneu Cinturato no seu automóvel. Se for o caso, será que dá para confiar no produto? Afinal, quais são as características básicas do modelo?
Se você pretende trocar os pneus do seu carro em breve, siga a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto.
O Pneu Cinturato é um produto da Pirelli feito pensando nos carros compactos. Ele também pode ser usado em veículos de tamanhos maiores, até mesmo em uma picape como a Toro ou a Strada, mas apenas caso sejam de um aro maior que o padrão.
Por causa disso, o pneu é produzido para melhor atender às necessidades de veículos que andam em contexto urbano. Normalmente, as cidades contam com ruas de asfalto e um tráfego de baixa velocidade, além do uso de constantes frenagens.
O Cinturato foi produzido para se encaixar bem nesse contexto e apresentar um desempenho de alto nível nos centros urbanos.
Por isso, o Pneu Cinturato é feito para ter uma baixa resistência ao rolamento em todas as suas versões diferentes, o que garante uma série de vantagens interessantes para o motorista.
A resistência ao rolamento é um dos itens que está na etiqueta do pneu e mede quanta força o motor precisa fazer para que a peça possa rodar. Quanto mais força, mais combustível o motor consome. Por isso, um pneu com baixa resistência ajuda na economia de gasolina ou etanol.
Além de ter baixa resistência ao rolamento, o Pneu Cinturato tradicionalmente apresenta um excelente rendimento quilométrico. Se bem cuidado pelo motorista e com bons hábitos de condução, a peça pode durar alguns bons anos de uso no carro.
Vale lembrar também que o Pneu Cinturato é muito confortável para a direção. Isso porque ele é feito exclusivamente para ter uma boa aderência no asfalto, o que permite que o automóvel rode de forma mais macia nas ruas das cidades brasileiras.
Uma das principais tecnologias do modelo, no entanto, é que o Pneu Cinturato é um pneu run flat. Isso significa que, mesmo furado e sem pressão interna, ele ainda consegue rodar por alguns quilômetros, permitindo que você consiga chegar até uma loja de pneus próxima para fazer a troca.
Além da tecnologia run flat, o pneu Cinturato apresenta também o recurso Seal Inside, que apresenta uma espécie de selo dentro do pneu que protege e evita que haja perda de pressão acidental. De acordo com a Pirelli, a tecnologia consegue diminuir em 85% a chance de perda de pressão.
Outra tecnologia adicionada ao pneu é o PNCS (Pirelli Noise Cancelling System ou, em português, Sistema de Redução de Barulho da Pirelli). O recurso diminui o ruído causado no interior do carro ao inserir uma espécie de esponja dentro do líner do pneu para absorver o som.
Ao todo, a Pirelli vende três versões diferentes do Pneu Cinturato aqui no Brasil, cada uma indicada para um momento. Confira abaixo quais são!
O Cinturato P7 é um pneu de alta performance para carros que possuem média ou alta potência. Ele é o pneu mais tecnológico da marca Cinturato e indicado para carros compactos, mas também para automóveis um pouco maiores.
Tanto SUVs quanto algumas picapes conseguem usar a versão maior do P7 (que chega a unidades de aro 19′). No entanto, ele não é recomendado para quem pretende pegar terrenos acidentados, pois é um pneu feito para o asfalto.
Por ser mais de luxo, ele conta com as opções de tecnologia PNCS e Seal Inside, além de ser um run flat.
É a versão mais econômica da família Cinturato. O P1 não apresenta o uso das tecnologias PNCS e Seal Inside, mas ainda é um pneu run flat.
Além disso, mantém todas as características que poderíamos esperar do Cinturato: economia causada pela baixa resistência ao rolamento, boa dirigibilidade e excelente aderência no piso seco ou molhado.
Por causa de todas as características, é o melhor pneu do mercado para carros compactos, como o Onix, HB20, Ford Ka, Renault Kwid e Volkswagen Polo.
O Cinturato P1 Plus é uma versão um pouco mais incrementada do P1. Ele representa um upgrade em relação ao P1, especialmente na questão da esportividade.
É, portanto, um pneu um pouco mais rápido e que oferece melhor frenagem no molhado, além de um pouco mais de resistência. No entanto, para quem não pretende acelerar em pistas de corrida, não costuma ser um pneu necessário.
E aí, gostou de aprender mais sobre o Pneu Cinturato? Se você busca por algum lugar para comprá-lo em Santa Catarina, precisa conhecer a Casa Grande Auto Shopping.
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