Pastilhas de freio: tudo que você precisa saber para cuidar bem delas
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Pastilhas de freio: tudo que você precisa saber para cuidar bem delas

Existem muitas partes importantes no sistema mecânico de um carro. Um exemplo das mais significativas são as pastilhas de freio, que contribuem muito para a segurança dos motoristas.

Por causa disso, é essencial acompanhar o estado das peças para garantir que não haverá um risco na hora de dirigir, especialmente antes de ir para uma viagem de férias, por exemplo.

Quer saber como cuidar bem das pastilhas de freio e evitar desgastá-las? Então siga a leitura do artigo até o final!

O que são as pastilhas de freio?

Uma pastilha de freio é uma peça instalada na roda do veículo e acionada pelo sistema de frenagem. Ela trabalha junto com o disco de freio e tem como objetivo forçar a parada da roda, fazendo com que o veículo perca velocidade e pare de se mover.

O sistema todo funciona de maneira bem simples: quando pressionamos o pedal do freio, um sistema hidráulico empurra as pastilhas contra o disco do freio, o que faz com que a roda pare de rodar e a velocidade do automóvel diminua. Além disso, é importante ter em mente que o sistema de freio ABS controla essa pressão para evitar que a roda trave totalmente e o carro perca a dirigibilidade.

Normalmente, as pastilhas de freio são usadas somente no eixo dianteiro do carro, com um sistema diferente sendo utilizado no eixo traseiro (nesse caso, usa-se um sistema de tambor, onde lonas fazem o trabalho das pastilhas). No entanto, isso depende de cada fabricante, assim como o tamanho e o formato das pastilhas. Além da montadora, o tipo de veículo também influencia nessas questões: SUVs e picapes usam pastilhas maiores, enquanto compactos usam menores.

Quais são os tipos de pastilhas que existem?

Existem vários tipos diferentes de pastilhas de freio, cada um com um tipo de material na sua composição. Por causa disso, cada tipo de pastilha é mais ou menos recomendada para cada momento. Dessa forma, é importante ter isso em mente antes de decidir qual comprar para colocar no seu carro.

Veja abaixo uma descrição simples de cada tipo de pastilha!

Pastilha orgânica

É o modelo mais barato do mercado, já que ela é feita de materiais orgânicos. Antigamente, era feita de amianto, mas o uso desse material foi proibido em 2017. Atualmente, é constituída de outros materiais. 

Normalmente, a pastilha orgânica é a que apresenta menor preço e mais silêncio na hora da frenagem, sendo uma excelente opção para os veículos mais leves.

Pastilha semimetálica

As pastilhas semimetálicas são compostas por uma liga de diversos materiais diferentes, nem todos metálicos. Normalmente, podem ser usados elementos como ferro, grafite, aço e cobre. O objetivo é propor uma pastilha que tenha um custo controlado, mas também tenha uma durabilidade aceitável. 

Um dos seus pontos positivos é ter uma boa capacidade de dissipação de calor, o que aumenta sua resistência e durabilidade. Entretanto, esses itens costumam desgastar bastante os discos de freio porque há limalha de aço na composição. Portanto, é importante acompanhar o disco de freio caso esteja usando uma pastilha dessas.

Pastilha metálica

As pastilhas metálicas estão entre as melhores do mercado por serem muito duradouras. Elas sofrem bem menos desgaste do que o normal pois são feitas com materiais mais rígidos, como alumínio, ferro ou latão. No entanto, elas são também mais caras do que o padrão do mercado.

Pastilha cerâmica

As pastilhas cerâmicas são excelentes alternativas no mercado. Elas são bem silenciosas e geram pouco pó durante o desgaste, além de serem extremamente resistentes, normalmente usadas em situações em que o freio é muito exigido. 

Uma das principais características desse material é a capacidade de dissipar o calor, já que a cerâmica é muito boa para isso. Assim, a pastilha não sofre dano quando é usada regularmente, uma vez que ela dissipa bem o calor desse uso. Ela também poupa bastante o disco de freio do carro, ao contrário da metálica ou semimetálica.

No entanto, a cerâmica tem um custo relativamente alto em relação aos outros tipos. Além disso, há um custo extra que é a troca o disco de freio, já que as pastilhas de cerâmica exigem um disco compatível e eles não vêm de fábrica, sendo necessário pagar um valor alto por eles.

Como proteger as pastilhas?

É normal que as pastilhas de freio acabam “se gastando” durante o tempo. Afinal, o uso da peça é o que faz com que ela se desgaste com o tempo. Veja abaixo algumas dicas muito úteis para conservá-las por mais tempo!

– Não force os freios nas ladeiras: é normal usar os freios para segurar o carro em descidas para economizar combustível. No entanto, esse tipo de coisa força o sistema de frenagem e causa superaquecimento nas pastilhas. Por isso, evite forçar os freios nas descidas para que possa preservar as pastilhas.

-Cuidado com o sobrepeso no veículo: além de ser um problema para o consumo de combustível, andar com o carro pesado demais também sobrecarrega as pastilhas de freio, já que elas precisam de mais força para poder parar o veículo.

-Cuidado com frenagens bruscas: frear o carro bruscamente, de forma agressiva, pode danificar a pastilha e até mesmo quebrá-la. É claro que, em alguns momentos, é a única solução disponível, mas o ideal é deixar que a maioria das frenagens seja bem suave.

-Faça a revisão regularmente: é muito importante que o motorista faça a revisão constante do sistema de freio, sempre seguindo as recomendações dos fabricantes. Isso é essencial porque as pastilhas podem se desgastar de maneira diferente por causa do material e do uso. Por isso, a revisão ajuda a monitorar o sistema e garantir que está tudo em ordem.

E aí, aprendeu como cuidar das pastilhas de freio do seu automóvel? O que achou das nossas dicas? Para conferir mais conteúdos para cuidar do seu carro, curta nosso Facebook e siga o nosso Instagram!

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