- 30 de setembro de 2019
- Por Richard Casa Grande
- Em Comprar Pneus, Manutenção para seu carro
- Tags Comprar pneus, pneus remold
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Vira e mexe, surge uma nova tecnologia em alguma indústria e todos começam a falar sobre isso. No entanto, não é raro descobrir que essa grande novidade, na verdade, não era tão incrível assim. Isso vem acontecendo com o pneu remold.
Se você precisou comprar pneus recentemente e foi em uma loja pouco confiável no bairro perto de casa, possivelmente alguém ofereceu um pneu remold para o seu carro. O nome causa um certo impacto. Mas será que é uma novidade que vai mudar o mundo?
Como na maioria dos casos envolvendo pneus, incluindo os recauchutados e sem procedência, não é bem assim. Para saber mais sobre o assunto, siga a leitura até o fim.
Um pneu remold é uma peça que é retrabalhada para poder voltar ao mercado e rodar novamente em carros comerciais. Basicamente, é um pneu usado que recebe um novo trabalho por parte de algumas empresas e é colocado à venda para os consumidores.
É importante ressaltar que um remold não é um pneu recauchutado. A diferença entre eles é bem grande tanto em termos de qualidade do serviço como em relação ao processo de produção deles. No entanto, a ideia central é parecida: reaproveitar um pneu velho para que ele seja utilizado novamente.
O processo para criar um pneu remold é complexo. Inicialmente, as empresas só podem trabalhar com pneus que foram produzidos há 7 anos no máximo, não podendo usar peças mais antigas do que isso por razão de segurança.
Inicialmente, os pneus antigos são raspados tanto na sua banda de rodagem que ainda exista (é a “superfície do pneu”) como nas laterais do produto. Isso elimina a marca, modelo e dimensões que a peça tinha anteriormente ao processo.
Em seguida, usando uma técnica de vulcanização, o pneu desgastado recebe uma nova banda de rodagem e novas laterais (além de novas inscrições técnicas) na sua carcaça. Dessa forma ele foi remodelado e pode partir para a ação, sendo vendido no comércio.
Essa é uma questão muito complexa que envolve uma série de variáveis e diversos elementos a serem levados em consideração. Em primeiro lugar, sim, há uma diferença enorme entre pneus recauchutados ou sem procedência e pneus remold.
Os pneus sem procedência são aqueles que você não sabe de onde vieram, como foram produzidos e qual a qualidade deles. São imprevisíveis: eles podem ter sido roubados, por exemplo. Não dá para saber.
Já os pneus recauchutados são pneus antigos, desgastados, mas que recebem uma nova camada de borracha na superfície para voltar a rodar e ser usado por consumidores no mundo todo.
Um pneu remold, como vimos, não é isso. Ele é uma peça que foi toda raspada e ganhou novas laterais e nova banda de rodagem. A única coisa que se aproveita é a carcaça antiga do pneu.
Portanto, não é exatamente justo dizer que são a mesma coisa. Há significativas diferenças de desempenho. Por exemplo, é normal especular que um pneu novo em folha dure algo como 50 a 60 mil quilômetros de rodagem.
Um pneu recauchutado dura muito menos: com sorte, chega a 15 mil quilômetros. Talvez 20 mil no melhor dos cenários, com um dono bem cuidadoso.
Já o pneu remold dura um pouco mais. Na prática, ele gera metade do desempenho de um pneu novo em iguais condições: de 25 a 30 mil quilômetros de rodagem. No entanto, isso é considerado apenas na cidade. Em estradas de terra ou ruas acidentadas, o pneu remodelado sofre desgaste muito mais rapidamente.
Resumindo: o pneu remold não é como um recauchutado. A técnica é diferente e ele rende mais também. No entanto, ele é uma opção inferior em relação ao pneu novo, sem a menor dúvida.
Em primeiro lugar, sua economia não é tão grande como se imagina. Na verdade, não há economia alguma: no melhor dos casos, o remold custa metade do que um novo; mas também anda metade. Na prática, o custo é o mesmo, mas parcelado em duas compras.
No pior dos cenários, o remold não é tão mais barato assim e roda bem menos do que metade dos 50 a 60 mil quilômetros de um pneu novo.
Além disso, um pneu remold só é seguro de verdade se for feito por uma empresa de qualidade, com técnica profissional e processo confiável. No entanto, sabemos que não é essa a realidade do mercado, claro. Mais oficinas produzem pneus sem padrão de qualidade do que vendem remodelados seguros.
Portanto, é muito importante ficar de olho na hora de escolher sua compra de “pneu novo” para o seu carro. Verifique as opções disponíveis no mercado e, de preferência, opte por um pneu novo e de uma marca confiável. Seu carro agradece (assim como você e sua família).
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