- 26 de novembro de 2021
- Por Richard Casa Grande
- Em Manutenção para seu carro
- Tags freio a disco, freio ABS
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O freio é uma das partes mais importantes do carro, principalmente quando o assunto é segurança. Por isso, entender melhor o tema é extremamente importante para garantir uma direção mais tranquila. Para te ajudar nesta tarefa, preparamos este artigo especial sobre a diferença entre o freio ABS e o freio a disco.
Para entendermos melhor sobre essas partes do carro, vamos abordar primeiro o que são cada um, para então vermos as diferenças entre eles. Boa leitura!
O freio a disco se popularizou por volta da década de 1950 e não parou de ser aperfeiçoado desde então. Ele é bastante parecido com o freio a tambor, porém, possui um sistema aberto.
Ou seja, os discos e pinças de freio ficam à mostra. Esse é um modelo bastante encontrado nas rodas dianteiras em modelos de carros populares, e nas quatros rodas de algumas versões. Além disso, o freio a disco apresenta melhor eficiência.
Entre as suas características estão: longa durabilidade, aumento de segurança e baixo custo.
O freio ABS utiliza os mesmos componentes do freio a disco, que são considerados como básicos (discos, pinças e pastilhas).
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No entanto, o freio ABS possui um grande diferencial que é a introdução de componentes eletrônicos no controle das frenagens. Dessa forma, o travamento total das rodas é impedido, devido ao módulo e os sensores instalados nas rodas que possuem a função de calcular a pressão necessária e a redução da velocidade.
Isso torna o freio ABS altamente seguro, o que levou o Conselho Nacional de Trânsito (Contran ) a torná-lo obrigatório.
A diferença básica entre os freios a disco e os freios ABS é o controle de frenagem. Apesar de ambos utilizarem o sistema de disco, apenas o ABS interpreta automaticamente as condições de atrito dos pneus e a pressão do pedal.
Como consequência, a maneira como o fluido é bombeado no freio a disco pode provocar o travamento total das rodas, o que não acontece com o freio ABS, como explicamos anteriormente.
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Além disso, com o freio ABS a aderência dos pneus à pista é maior. Com isso, o uso dos freios nas curvas e situações emergenciais dispensa a preocupação com a pressão realizada no pedal. Mas não só isso. O tipo de atrito também é diferente. Nos freios a disco, o atrito entre os pneus e a pista é cinético, já no freio ABS é estático.
Não existe uma regra específica em relação a substituição dos componentes e a manutenção dos freios, porque isso depende das condições de uso. É recomendável a verificação, com eventuais substituições, a cada 5 ou 10 mil quilômetros, sobretudo das sapatas, discos, tambores e fluidos.
Mas uma boa manutenção não deve se limitar apenas às substituições. Nesse sentido, é necessária também a verificação de vazamentos, limpeza do sistema e conferência do cilindro mestre, das rodas e escaneamento do módulo ABS.
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