- 7 de outubro de 2020
- Por Richard Casa Grande
- Em Pneus
- Tags sulco do pneu
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O pneu de um automóvel é composto por várias partes diferentes. Como vimos no nosso artigo sobre a banda de rodagem, um dos elementos mais importantes dele é o sulco do pneu. Afinal, cada uma dessas entradas na superfície da peça tem uma função importantíssima e, sem elas, o número de acidentes seria altíssimo.
Muita gente, aliás, acredita que os sulcos do pneu são puramente estéticos. Acham que o desenho formado na banda de rodagem não tem outra função se não “parecer legal”. Isso não poderia ser mais falso, certamente. Cada detalhe de um pneu é pensado no seu desempenho quando usado. O objetivo das fabricantes, portanto, é desenvolver o produto com melhor dirigibilidade, conforto e resistência. Mas como os sulcos ajudam nisso? Vamos descobrir a seguir!
A banda de rodagem é a superfície de um pneu e é a parte que fica em contato com o solo quando o automóvel está em movimento. No entanto, ela não é uma peça unificada e sem nenhum tipo de variação. Pelo contrário: existem vários desenhos nessa parte do pneu.
Um dos detalhes que existem são os sulcos do pneu. Eles são canais que correm por toda a superfície da banda de rodagem, em números e larguras variáveis de acordo com o modelo ou fabricante do pneu.
Se você for até o seu automóvel nesse instante e olhar para os pneus, provavelmente notará pelo menos dois canais que rodam por toda a superfície da peça. Esses canais normalmente ficam bem na zona central da peça, mas é possível que existam mais e em outras áreas também. Eles são os sulcos.
Os sulcos de um pneu não existem apenas para deixar a peça bonita, mas sim para realizar algumas funções específicas em um automóvel. E a primeira delas tem a ver com a chuva.
Quando chove, a água fica acumulada na rua pois o nível de absorção de água do cimento é muito baixo. Por isso, é possível ver poças de água na rua, mesmo horas depois de uma chuva.
O problema dessa situação é que a água gera um problema para os carros: a aquaplanagem. Trata-se da situação quando a água forma uma ligeira camada que fica entre o pneu e o solo. Por isso, nessas situações, o automóvel perde aderência com a pista e perde dirigibilidade. Nesses momentos tanto o sistema de frenagem como o comando do veículo pelo volante não funcionam adequadamente e isso aumenta o risco de acidentes.
O sulco do pneu tem a função de evitar que isso ocorra. Como ele forma um canal pela banda de rodagem, ele consegue “puxar” a água que está na rua e conduzi-la para longe pelo movimento natural da roda do carro. Dessa forma, evita a aquaplanagem e melhora a dirigibilidade na pista molhada.
É claro que a qualidade desse trabalho depende de muitos fatores, como a profundidade dos sulcos, sua largura, o posicionamento e o auxílio das ranhuras que ficam na lateral dos pneus.
Normalmente, os sulcos de um pneu variam entre 2 canais até 5 canais. É muito raro ver modelos com mais ou menos canais, pois são situações muito específicas. Existem modelos direcionais que contam com um único grande canal, mas também usam outros sulcos laterais em um ângulo específico para escoar a água.
A quantidade de canais vai depender da largura da banda de rodagem do pneu. Quanto maior ela for, mais canais para escoar a água ela terá.
Um ponto importante sobre o sulco do pneu é que ele deve ter uma profundidade mínima. Por causa disso, ele é usado também para medir o desgaste da peça e pode servir de sinal para identificar o momento de trocar de pneu.
Segundo o artigo 4º da Resolução 558/80 do Contran, a profundidade do sulco do pneu não pode ser menor do que 1,6 milímetros. Se for, a peça passa a ser considerada um pneu careca e o motorista cai no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. Nesse caso, a punição é de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e uma multa de R$195,23 POR PNEU CARECA, ou seja: se os 4 pneus estiverem nesse estágio, a punição é de 20 pontos e R$780,92. Mais caro do que comprar um jogo de pneus novo, não é mesmo?
Para medir a profundidade do sulco do pneu, existe o indicador TWI. É uma “marquinha” que fica no sulco e mede exatamente 1,6mm. Quando o desgaste da banda de rodagem chegou ali, então é hora de trocar de pneu.
Outra forma de medir isso é com uma moeda de 1 real. O anel dourado ao redor da moeda tem exatamente 1,6 milímetros e, portanto, você pode usá-lo para medir a profundidade do sulco. Coloque a moeda ali dentro e veja se o nível de desgaste já chegou ao limite.
Agora você não tem mais desculpa para dizer que não sabe o que é um sulco do pneu, qual a sua profundidade mínima e nem para que ele serve. Da próxima vez que for comprar uma peça do tipo para o seu automóvel, poderá analisar essa questão e entender qual dos modelos disponíveis apresenta melhor aderência ao solo.
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