Como ler a medida do pneu: aprenda agora mesmo!
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Como ler a medida do pneu: aprenda agora mesmo!

Você sabe como ler a medida do pneu? Se você precisa comprar pneus em Florianópolis, São José ou qualquer outra cidade, precisará aprender.

Isso porque a medida do pneu é a ferramenta mais importante para entender qual peça você deve comprar para o seu carro. Assim, quando os seus pneus se desgastarem ou furarem, você saberá como comprar substitutos.

E aí, quer aprender como ler a medida do pneu? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como ler a medida do pneu?

Se você estiver lendo este artigo no seu smartphone, faça um esforço e vá até a garagem da sua casa dar uma olhada no pneu do seu carro. Provavelmente, se você tiver uma iluminação boa o suficiente, você encontrará um “código” no pneu. Algo como: 205 / 55 R16 91 W ou 175/65 R14 W. 

Encontrou? Pois bem, esse é o código do pneu do seu carro. É esse conjunto de números e letras que revelam para a gente qual é a medida do pneu e indicam qual é o substituto correto para o seu carro.

Mas como é possível que esse conjunto de números e letras sem sentido possam revelar a medida de um pneu? É simples: cada conjunto de números ou letras indica uma informação específica para quem sabe ler.

Vamos lá! Imagine o pneu com esse código:

  • 205/55 R16 91 W

Nesse caso, o primeiro valor é o da largura nominal do nosso pneu em milímetros. No nosso exemplo, estamos falando de 205 milímetros ou 20,5 centímetros. É um pneu mais largo do que o 175, que tem 17,5 centímetros de largura de banda de rodagem.

Além de todos os aspectos que já mencionamos sobre a largura do pneu, esse valor é essencial, pois ele indica se o pneu irá ou não bater na caixa da roda ou alguma outra parte do automóvel. É por isso, por exemplo, que não dá para colocar um pneu 205 milímetros em um espaço que só cabe o 175 milímetros.

Já o segundo número é a relação entre a largura e a altura do pneu (talvez você ouça falar nas lojas de pneus que esse número se chama Série ou Perfil).

Por isso, o número que vem depois da barra é a porcentagem da largura do pneu que corresponde a sua altura. No caso do nosso exemplo, temos um pneu cuja altura é 55% da sua largura, ou seja: ele tem 112,75 milímetros – pouco mais da metade.

A próxima indicação é o tipo de construção do pneu. São dois modelos: o R de radial (que usa cordonéis de aço na sua construção) e o desenho de um traço para o pneu diagonal, que usa nylon nos cordonéis.

Na maior parte das vezes você verá o R, já que é o sistema mais usado, uma vez que os pneus radiais são mais robustos e duráveis. No entanto, o pneu diagonal também está significativamente presente no mercado.

O número que vem do lado da letra R ou do traço indica o diâmetro da roda do carro. No nosso exemplo é o aro 16, mas pode ir de números como o 13 até muito maiores.

É importante ter em mente que existe a roda e o pneu, que são peças diferentes. O número é a indicação do diâmetro em polegadas da roda do carro para comportar o pneu adequadamente.

Por fim, os últimos dois números ou letras indicam os índices de carga e de velocidade do automóvel.

O índice de carga é um número que deve ser traduzido em uma tabela de equivalência. Quanto mais alto o valor, maior é a capacidade de carga que o pneu aguenta. No nosso exemplo, o valor 91 significa que aquela peça dá suporte para até 615 quilos.

A última letra é o índice de velocidade. Ele também deve ser consultado em uma tabela de equivalência em que cada letra equivale a um limite máximo de velocidade. As letras vão de B à Y, com B sendo a menor velocidade e Y a maior. No nosso caso, a letra W permite 270 quilômetros por hora.

O que fazer com a medida do pneu?

Agora que você já sabe como ler a medida do pneu, saberá como comprar um pneu para o seu carro de maneira mais fácil. 

Sabendo exatamente o que cada letra ou número significa, você não corre o risco de, por exemplo, comprar um pneu para a roda dianteira esquerda que é mais alto que um pneu para a roda dianteira direita.

Ao mesmo tempo, não correrá o risco de comprar pneus mais largos do que o adequado e nem que não são capazes de levar a quantidade de carga que você precisa para o seu SUV, compacto ou sedã.

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