Como lavar pneus corretamente?
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Como lavar pneus corretamente?

Lavar pneus é um dos cuidados básicos para garantir a manutenção das peças e aumentar o seu tempo de vida útil.

Isso acontece porque é comum acumular um pouco de sujeira, poeira e até terra no pneu e entre os seus sulcos. Dessa forma, a peça não roda adequadamente e pode sofrer algum dano (como um rasgo ou corte) mais facilmente, além de corroer a borracha e diminuir a qualidade do freio.

Por isso, é essencial saber como lavar pneus para poder cuidar do seu carro por completo e  conservá-lo o máximo possível. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como se preparar para lavar os pneus do carro?

Para lavar pneus corretamente, você precisa se preparar antes. Não é necessário fazer um preparo de dias, apenas alguns poucos minutos já são o suficiente para garantir um bom trabalho. Use esse tempo para levar o automóvel para algum lugar onde você pode molhar sem riscos e arranje todos os utensílios necessários para o processo.

Para limpar os pneus do seu carro sem dificuldades, você precisará de:

  • um bom balde com água limpa;
  • um pano seco e macio;
  • e uma escova com cerdas macias.

Existem pessoas que utilizam produtos de limpeza genéricos, mas nós não recomendamos isso. A razão é simples: a maior parte dos produtos de limpeza é composta por alguns elementos que são minimamente corrosivos. No entanto, quando aplicados na borracha do pneu, o efeito é potencializado e pode ser devastador.

Já outras, usam produtos ainda mais intensos, como gasolina ou diesel na limpeza. Recomendamos menos ainda, já que também são bem corrosivos.

Caso você queira usar algo além da água e da escova, opte por um detergente neutro ou então por algum produto específico para aplicar nas rodas do seu carro.

Como lavar pneus do carro da maneira certa?

O processo para lavar os pneus do carro começa com a remoção da sujeira mais bruta, mais pesada. Comece molhando a escova no balde e então passando nos pneus para umedecê-los. Esfregue bastante nos pontos em que há mais sujeira acumulada, de modo a remover o grosso da terra e poeira que ficam ali.

Como as cerdas são macias, você pode esfregar sem se preocupar. No entanto, se sentir que há muita fricção com o pneu, pare de esfregar e arranje uma nova escova, mais macia ainda. É importante que o instrumento seja usado só para retirar a sujeira e não para causar danos na peça.

Durante o processo, é normal que fiquem alguns pedaços de sujeira pelo pneu. O que você fará é molhar o pano e depois passá-lo pela peça para remover os detritos. Não é para esfregar, mas só passar e ir recolhendo a sujeira que ficou.

Mesmo fazendo tudo isso corretamente, é normal que fiquem algumas sujeiras mais resistentes na peça. Não tem problema, vamos ensinar como resolver isso também.

Para remover a sujeira mais resistente e dura no pneu, você pode utilizar dois acessórios extras. Um deles pode ser mesmo o detergente neutro, enquanto o outro pode ser uma escova de dentes velha, mas com as cerdas macias.

Para limpar a sujeira mais resistente, coloque um pouco de detergente na região onde elas estão no pneu e deixe agir um pouco. Depois, passe a escova de dentes para esfregar naquela região e remover as manchas.

O segredo da escova de dentes é que, por ser menor que uma escova normal, ela não causa danos no pneu, ao mesmo tempo que consegue imprimir a intensidade necessária para remover a sujeira. Além disso, permite alcançar espaços em que escovas maiores não conseguem.

Quando finalizar a limpeza, basta passar o pano úmido novamente para remover os pedaços de terra ou poeira que ficam no pneu e pronto.

Cuidados especiais com determinadas rodas ou pneus

Existem motoristas que gostam de customizar as rodas dos seus carros. Para alguns, os aros são de fibra de carbono, pintados com alguma tinta específica ou algo do tipo. Nesse caso, é importante verificar com a empresa que fez a customização quais são os cuidados essenciais com esses materiais novos.

Por exemplo, pode ser que o produto para um aro de fibra de carbono não seja o mesmo usado em um aro de alumínio. Por isso, é importante se informar para não usar o químico errado, que poderia perder a peça.

Além disso, deixe a roda secar completamente antes de ligar o carro. Isso porque se você for rodar com o pneu molhado no asfalto ou na terra, será mais fácil de acumular sujeira na peça.

Portanto, só lave o carro quando souber que terá algumas horas sem precisar dirigir para que o pneu possa secar sozinho e completamente.

E aí, gostou de aprender como lavar pneus do carro? Não é difícil, não é mesmo? Basta um pouco de esforço e cuidado com os produtos selecionados. 

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