- 22 de novembro de 2021
- Por Richard Casa Grande
- Em Manutenção para seu carro
- Tags câmbio automático
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O câmbio automático caiu no gosto dos consumidores, devido a sua facilidade de manuseio, tendo um aumento significativo nas vendas em carros com esse equipamento.
A busca por veículos que apresentem essa característica se dá pela praticidade de não precisar se preocupar em trocar as marchas e, consequentemente, ter mais comodidade na direção. Porém, esse modelo exige cuidados maiores, além de conhecimento na hora de dirigir.
Quer saber como evitar problemas com o seu câmbio automático? Então, continue a leitura desse artigo e aprenda alguns cuidados!
Em suma, o sistema de câmbio automático realiza todo o processo de troca de marchas sem precisar da interferência do condutor. Em termos técnicos, a diferença mais evidente em relação a um câmbio manual são as engrenagens.
O câmbio automático não tem embreagem, e sim um componente chamado conversor de torque, que faz ligação entre a caixa de transmissão e o motor. Dessa forma, as marchas são trocadas automaticamente de acordo com a rotação do motor. Mas, independentemente desse mecanismo, o motorista também pode interagir assumindo o controle, com dispositivos que ficam no volante.
Confira alguns tipos de câmbios automáticos:
Um carro automático proporciona, sim, muitas vantagens ao motorista. Como dito, uma delas é não exigir que as marchas sejam trocadas, pois o próprio câmbio se encarrega disso.
No entanto, dirigir um carro automático exige muitos cuidados, que acabam passando despercebidos por muitas pessoas.
Para ajudar, separamos alguns cuidados que você precisa ter com seu câmbio automático. Veja a seguir:
É comum pararmos em um semáforo e colocar o veículo no ponto neutro. Mas isso deve ser evitado com carros automáticos. A prática pode encurtar a vida do cambio automático, pelo fato de não ser submetido a esforços nessa situação.
Em descidas muito íngremes, dê prioridade em utilizar o freio do motor. Desse modo, a marcha não ficará superaquecida ou sobrecarregada.
Os veículos não foram projetados para esse tipo de procedimento. Este movimento pode bloquear as rodas e danificar a transmissão.
Então, forçar as peças do câmbio automático podem gerar dores de cabeça, além de grandes prejuízos.
Conversor de torque e engrenagens precisam ser lubrificados. Por isso, a manutenção da transmissão e da troca de fluidos precisa acontecer dentro do prazo estipulado.
O nível de lubrificação baixo pode ser analisado com base na:
Circular com o veículo mais pesado do que o recomendado pela fábrica pode acarretar em problemas gerais que afetam a suspensão, os freios, o motor e claro, o câmbio automático.
Se você já dirigiu ou entrou em um veículo automático, certamente percebeu que o câmbio é composto por letras, ao invés de números como o modelo manual.
Cada uma dessas letras se refere a uma ação a ser feita pela caixa do câmbio automático. São elas:
Não se esqueça, ao ligar o carro, pise no freio e coloque a marcha no D. Feito isso, as demais marchas serão trocadas de forma automática de acordo com a velocidade. Para estacionar, pise no freio e coloque no P, e quando o veículo não estiver em movimento, mantenha sempre na letra N.
Alguns carros contam com a função L (marcha reduzida), que mantém a marcha mais curta e o giro mais alto. Veículos mais novos já estão saindo de fábrica sem essa função.
Podemos perceber que o câmbio automático é de grande vantagem, mas precisa de cuidados para apresentar um bom desempenho e maior durabilidade. Siga essas dicas e proporcione vida longa a seu câmbio
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