- 2 de março de 2020
- Por Richard Casa Grande
- Em Manutenção para seu carro
- Tags freios
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O processo de troca de freios é importantíssimo para um carro. Afinal, estamos falando de um dos sistemas mais influentes de um automóvel. Se há uma falha no sistema de frenagem, o risco para o motorista e sua família pode ser gigantesco.
Por isso, não se deve brincar com a troca de freios e nem deixar para “fazê-la depois”. É importante realizar o procedimento no tempo certo, para manter o carro sempre protegido.
Mas… que tempo certo é esse? Qual é o melhor momento para realizar a troca de freios? É o que veremos neste artigo.
Portanto, continue lendo para saber como proteger o seu automóvel!
Para entender quando devemos fazer a troca de freios, precisamos em primeiro lugar entender como funciona o sistema de freios de um carro.
Para simplificar um pouco a questão, o freio conta com basicamente três principais componentes:
Existem, claro, outros elementos que servem de estrutura para o sistema (pedal, cilindro mestre, circuito hidráulico e outros), no entanto, esses são os pontos principais.
Todos os três elementos devem ser trocados de tempos em tempos por causa da função que executam.
O sistema de freios funciona, de maneira simples, assim:
Quando o carro anda, ele vai gerando energia cinética. É por isso que podemos parar de acelerar e, mesmo assim, o carro vai continuar se movendo, já que há energia cinética nas rodas para mantê-lo em frente.
O que o sistema de freios faz é criar atrito nas rodas para dissipar aquela energia cinética. Por isso, quando apertamos o pedal dos freios, um fluido é movido pelo cilindro mestre para forçar os discos a “se fecharem”, causando atrito entre as pastilhas.
Isso dissipa a energia cinética e faz a roda parar de girar. No entanto, como é óbvio, tanto o fluido quanto as pastilhas e discos acabam se desgastando muito no processo e precisam ser trocados.
Uma informação importante que todo motorista deve ter é saber que cada um dos elementos que mencionamos como os principais de um sistema de freios tem um tempo específico para ser trocado.
Pois é: os discos, as pastilhas e o fluido não se desgastam ao mesmo tempo. Por isso, é importante ficar de olho nos sinais dados pelo seu carro para entender quando é hora de fazer a troca de freios.
Para saber a melhor hora para trocar os componentes do sistema de freios, é importante ler com muita atenção o Manual do Proprietário. Lá estarão todas as indicações do prazo de troca das peças.
No entanto, é verdade que nem todos guardam o manual em casa. Por isso, se você não tem mais o documento por qualquer razão que seja, vamos tentar ajudá-lo.
A parte dos freios que mais se desgasta é a pastilha. Não é à toa: ela literalmente sofre com atritos a cada frenagem. De acordo com a Cesvi-Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil), a pastilha do freio não pode ser mais fina do que 2mm.
No entanto, você não precisa ir lá medir a pastilha do seu freio todos os dias. Existem duas maneiras simples de saber quando chegou a hora de fazer a troca.
A primeira é com um sensor que fica nas rodas e cuja função é unicamente medir a espessura das pastilhas. Nem todos os carros possuem o sistema, mas a maioria dos automóveis mais recentes contam com a tecnologia. Se o seu carro tiver o recurso, basta ficar de olho na luz amarela de manutenção para saber que chegou a hora de trocar a pastilha.
Porém, se o carro não tem esse recurso, basta ficar com os ouvidos atentos na hora de frenar. Se você ouvir um barulho metálico, é sinal de que a pastilha está fina demais e chegou a hora de trocá-la.
Quando for fazer a troca da pastilha, é importante que o mecânico já faça a revisão dos discos. Necessariamente não é preciso trocar os dois juntos, uma vez que o disco ainda pode estar bom, mas é importante conferir a situação.
Por fim, o fluido leva mais tempo para que seja feita a sua troca. Isso porque o seu problema acontece com a constante entrada de umidade no cilindro mestre. Com o tempo, o fluido do freio perde viscosidade e eficácia.
Normalmente, o ideal é trocar o fluido com base na periodicidade determinada pela montadora. Se você não souber qual é, deve seguir o padrão de 30 mil quilômetros ou 2 anos de uso, o que vier primeiro.
E aí, gostou do artigo? Agora que você já sabe quando fazer a troca de freios, não esqueça de visitar a sua mecânica ou auto shopping favorito no prazo correto!