- 24 de maio de 2021
- Por Richard Casa Grande
- Em Manutenção para seu carro
- Tags combustível, frio
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Com a chegada do tempo frio, sempre acaba surgindo a famosa dúvida sobre qual combustível escolher para abastecer: etanol ou gasolina? Os carros flex são bem populares no Brasil, por conta da alta produção do etanol. No entanto, junto com a popularização dos carros bicombustível, também apareceram diversas dúvidas e até mitos.
Sabemos que, como todo líquido, os combustíveis se comportam de maneira diferente no tempo frio. Dessa forma, os combustíveis também têm suas propriedades alteradas quando as temperaturas baixam. Então, qual a opção escolher para abastecer? Vem conferir com a gente qual pode ser a escolha ideal para essa época!
Com o preço da gasolina cada vez mais alto, muitos condutores têm optado pelo álcool (etanol) como alternativa para continuar tirando o carro da garagem sem estourar o orçamento no final do mês. No entanto, nesse processo de transição da gasolina para o etanol, muitas dúvidas acabam surgindo sobre o abastecimento com o combustível mais verde. Alguns prejuízos ao motor e danos ao veículo são parte dos mitos alimentados por todos que sabem pouco sobre o assunto, porém compartilham esse folclore.
E você pode se perguntar como é que o carro identifica se há gasolina ou etanol no tanque. Sendo assim, os carros flex são equipados com uma sonda lambda, que fica mais especificamente na tubulação de escapamento. É essa sonda lambda que é responsável por identificar se o gás expelido é de álcool, gasolina ou híbrido, ou seja, um misto dos dois combustíveis. Essa identificação acontece porque o etanol e a gasolina possuem octanagem diferentes, sendo que o primeiro é mais resistente à queima. Essas informações chegam até a central eletrônica do carro, que ajusta o fluxo de alimentação e ponto de ignição para ajustar o funcionamento do veículo. Na prática, esse processo todo é imperceptível.
O que deve-se ressaltar é que, como já citamos acima, sendo o álcool mais resistente à queima, a central eletrônica injeta assim mais combustível nas câmaras de combustão. O resultado disso, em muitos modelos de carros flex, é um ganho de potência. No entanto, o consumo também aumenta e reduz sua autonomia.
Então, agora que já esclarecemos que não há problemas em escolher o etanol para abastecer em tempo frio, tem um ponto que precisa de atenção. Deve-se ter cautela extra com um dispositivo em particular: o reservatório de partida a frio precisa se manter abastecido, caso exista. Sendo assim, a sua função é garantir a partida do veículo em baixas temperaturas, uma vez que o etanol nessas condições é ainda mais difícil de entrar em combustão.
Para esse tanquinho, como é popularmente conhecido, é recomendável ser abastecido com gasolina aditivada, de preferência das mais puras e sofisticadas, pois elas costumam ter vida útil de 18 meses, contras os 90 dias da gasolina convencional. A maioria dos modelos mais atuais do mercado automotivo já aboliram o tanquinho e utilizam um sistema de aquecimento das galerias. Esse sistema mais moderno permite a ignição apenas com álcool, mesmo no tempo frio. Portanto, não precisa ter receio algum de optar pelo etanol para abastecimento do automóvel no frio.
Um hábito que se fazia necessário no passado, e que muitos ainda praticam nos dias de hoje, é o de deixar o carro esquentando pela manhã quando está frio. Principalmente quando se tratava de um carro com motor movido a álcool, essa prática evitava que o carro deixasse o condutor na mão no primeiro sinal.
Atualmente, isso não é mais necessário. A central eletrônica do automóvel detecta automaticamente qual é a temperatura ambiente e a que o motor se encontra, o preparando assim para funcionar exatamente nestas condições, modificando a mistura de ar e combustível. É importante frisar que isso vale tanto para carros abastecidos com etanol quanto com gasolina (ou ainda a mistura dos dois), seja no tempo frio ou no calor.
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