- 26 de agosto de 2019
- Por Richard Casa Grande
- Em Comprar Pneus, Manutenção para seu carro
- Tags Pneus
- 2871
- 0
Você já ouviu falar em pneu run flat? Talvez não conheça com esse nome, mas com certeza deve ter conversado com alguém sobre os famosos “pneus que continuam andando depois de furados”.
Essa característica especial abre uma curiosidade sobre os pneus run flat: se eles podem continuar em uso mesmo depois de furados, por que não são todos os pneus assim?
No artigo de hoje, vamos descobrir o que é esse tipo de pneu, suas vantagens e desvantagens, além de ajudar você a se decidir se deve ou não colocá-lo em seu carro. Prontos? Vamos lá!
Surgido nos anos 30, o pneu run flat é um tipo especial de pneu que pode continuar em uso mesmo depois de ter sido furado.
No entanto, o pneu não continua a funcionar indeterminadamente. Há um limite para a sua capacidade de andar: ele pode se mover por 80 quilômetros (a 80 quilômetros por hora), mas não mais do que isso.
Como ele consegue tal proeza? É simples.
Os flancos do pneu (a lateral) são reforçados e estruturados de modo que o equipamento não dobre quando ele fica sem ar.
É claro que há um limite nessa capacidade. Varia conforme a marca, mas normalmente o pneu consegue rodar 80 quilômetros a uma velocidade de 80 quilômetros por hora.
Bom, se o pneu run flat consegue andar mesmo furado, então ele é obviamente superior ao pneu normal, correto?
Não exatamente, mas é verdade que ele tem uma série de vantagens.
A primeira delas, claro, é a mais óbvia: ele consegue andar mesmo quando está sem ar. Por causa disso, o motorista pode procurar um lugar com calma para comprar um pneu novo e não ficar perdido na rua por causa de um rasgo.
Outra vantagem é o aumento de segurança. Além de evitar que um rasgo se transforme em um acidente maior, o pneu run flat também evita que o motorista caia em armadilhas de bandidos nas estradas.
Um benefício interessante do pneu run flat é que os carros que estão equipados com eles não precisam carregar estepe, chave de roda ou macaco, segundo a Resolução 14/1998 do Contran.
Além dos benefícios diretos, esse tipo de pneu gera vantagens indiretas também. Como o carro pode andar sem estepe, ele fica mais leve, o que leva a uma ligeira economia de combustível em longo prazo.
Em compensação, apesar de todas essas vantagens, o pneu run flat também conta com algumas desvantagens.
A primeira delas é que há um limite para a sua capacidade de andar sem ar. Como já vimos, a média é de 80 quilômetros, com uma limitação na sua velocidade. Claro, é uma distância considerável (dá para ir de uma cidade para outra, por exemplo), o que deve ser o suficiente em 99% dos casos. Mesmo assim, há um limite.
A segunda desvantagem é que os pneus run flat são mais caros do que os normais. Normalmente, o preço é de 30 a 40% maior, mas pode chegar a ser 3 vezes mais caro dependendo do modelo e da localidade que se compra.
Além disso, o pneu desse tipo também apresenta perda de conforto durante o uso, mesmo quando ele ainda está cheio.
Isso acontece porque o pneu run flat precisa ser mais estruturado do que o normal. Logo, ele é mais duro e adere com menos facilidade ao solo. Isso significa que cada modificação na pista (como um paralelepípedo) é sentida com mais intensidade.
Outra diferença está na limitação de carros que podem usar o run flat. Caso o seu veículo não seja preparado para ele, o seu sistema de suspensão sofrerá uma alteração e não funcionará adequadamente, o que prejudicará o seu conforto.
Como praticamente tudo na vida, usar ou não esse tipo de pneu é uma questão de balancear os pontos positivos e negativos.
Se o seu carro já for preparado para o uso do pneu run flat, há menor perda de conforto e pode compensar mais. Além disso, caso você não se importe em pagar mais nas peças ou dirigir um carro que é mais sensível às mudanças do terreno, também pode ser interessante usar o run flat.
Por outro lado, caso você priorize o conforto ao dirigir, quer pagar menos e já tem uma loja de confiança onde comprar pneus, então o run flat pode ser um luxo desnecessário.
O importante é ter as informações em mãos para tomar uma decisão mais precisa e que represente adequadamente as suas necessidades.
Agora que você já sabe o que é pneu run flat, pode decidir se quer ou não usá-lo em seu carro. Basta balancear os prós e contras e optar pelo que é melhor para você.
Ah, não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook para acompanhar os conteúdos que postamos por lá e participar das discussões com nossos seguidores!