- 14 de janeiro de 2020
- Por Richard Casa Grande
- Em Pneus
- Tags pneu duro, pneu macio, Pneus
- 28741
- 0
Sempre que falamos sobre como escolher pneu para o seu carro, o principal foco vem na durabilidade e na economia da peça. No entanto, também precisamos pensar no conforto que o equipamento proporciona para o motorista. Neste caso, será que o melhor é comprar um pneu macio ou duro?
A dureza do pneu afeta muitos fatores na hora de dirigir o veículo. É necessário entender como a dirigibilidade é alterada para saber se o melhor para o seu carro é o pneu macio ou duro.
Se você não sabe qual a diferença entre os dois tipos, siga a leitura para entender!
Nós podemos classificar um pneu macio e um pneu duro com base no valor do seu Índice Treadwear. Essa medida está gravada do lado da peça e vai de 60 a 700, indicando a durabilidade do pneu. Quanto maior o valor do Treadwear, mais resistente será a peça.
Isso não significa, necessariamente, que um pneu com maior Treadwear terá uma quilometragem maior. Existem muitos fatores (como o alinhamento, calibragem, amortecedores, hábitos de direção) que afetam o desgaste de uma peça dessas.
No entanto, é fato que quanto maior o Treadwear de um pneu, mais dura será a borracha que está na sua banda de rodagem. Por isso, a maciez da peça é inversamente proporcional ao seu Índice Treadwear.
Em primeiro lugar, um pneu macio garante uma dirigibilidade muito melhor. Isso acontece porque a peça consegue se deformar ligeiramente (por ser mais maleável) para se adaptar à natureza da pista onde está rodando.
O pneu macio tem uma aderência muito maior na pista, o que deixa mais fácil para dirigir, inclusive em situações de condições adversas, como na chuva.
Além disso, o pneu macio proporciona maior eficácia em manobras, como em curvas mais fechadas ou quando é preciso frear o carro. O índice de resposta dessas ações é muito melhor do que com o pneu duro.
Por fim, um pneu macio tende a ser mais leve do que um duro. Isso faz com que o carro no geral seja mais leve e o gasto com combustível seja um pouco menor.
No entanto, nem tudo são flores, claro. O pneu macio também conta com algumas desvantagens em relação ao pneu mais duro.
A primeira delas é que, por ter uma camada de borracha menor e mais fina na sua banda de rodagem, o pneu macio está mais propenso a furar quando em contato com algum objeto pontudo, como uma pedra.
Por isso, ele não é recomendado para usar em terrenos rurais, onde a pista é mais instável e oferece mais riscos para o pneu.
Além disso, o pneu macio também sofre mais com danos na sua câmara de ar interna (ao estacionar com ele encostado na guia). A razão disso é a sua banda de rodagem mais fina.
Por fim, a banda de rodagem mais fina diminui um pouco a quilometragem do pneu. Comparando um macio e um duro nas exatas mesmas condições e com os mesmos hábitos de direção, o macio terá uma quilometragem menor.
Um pneu duro é aquele que se caracteriza por ter um Índice Treadwear maior. Ele conquista essa classificação com uma camada de borracha mais densa, com menor propensão a se deformar ao dirigir.
A primeira vantagem disso é que o pneu é muito mais resistente. Já que a sua banda de rodagem é mais sólida, é mais difícil que o pneu venha a furar ao passar por cima de uma pedra, por exemplo.
Claro que uma faca, canivete ou caco de vidro ainda conseguem rasgá-lo, mas ele apresenta uma resistência maior a outros elementos, o que o faz ser mais indicado para terrenos acidentados.
Além de tudo, o pneu duro também apresentará uma quilometragem maior quando em comparação com as mesmas condições que o pneu macio.
Assim como acontece com o pneu macio, o duro também apresenta uma série de desvantagens no seu uso.
A primeira delas é a falta de aderência na pista. Por causa da sua dureza, o pneu se adapta muito pouco quando em contato com o solo. Isso faz com que o controle do veículo seja um pouco pior em frenagens, curvas e outras situações.
Dessa forma, por ter uma banda de rodagem maior, o pneu também é mais pesado. Para rodá-lo, é necessário um pouco mais de força do motor, o que aumenta o consumo de combustível.
Na verdade, como você provavelmente já percebeu, não existe um pneu melhor entre o macio ou o duro. Tudo depende, claro, do que você prefere enquanto motorista, dos seus hábitos de direção e do seu contexto.
Se você dirige mais no asfalto e preza pelo conforto, o pneu macio é a melhor opção. Já se você conduz mais por terrenos acidentados ou quer um pneu mais resistente, o duro é a melhor escolha.
Seja como for, queira você um pneu macio ou duro, lembre-se de que o melhor lugar para comprar pneus em Florianópolis é na Casa Grande Auto Shopping. Por essa razão, venha nos fazer uma visita e conferir todas as opções que temos disponíveis!