- 2 de dezembro de 2020
- Por Richard Casa Grande
- Em Pneus
- Tags Pneu
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Se você tem alguma experiência dirigindo carros, provavelmente já deve ter precisado trocar o pneu por causa de algum furo. Talvez uma pedra na estrada fez com que fosse necessário trocar a peça do seu carro. Nessas horas, você deve ter pensado: não seria bom se existisse um pneu que não fura?
Será que alguma fabricante de pneus já não pensou na possibilidade de criar um modelo que seja capaz de rodar sem furar? Ou será que essa possibilidade não existe?
É o que vamos descobrir no artigo de hoje! Siga a leitura para saber mais sobre o assunto!
Infelizmente, ainda não existe um pneu que não fura. Seria muito bom se houvesse, não é mesmo? No entanto, os pneus são feitos de um composto majoritariamente formado por borracha e, portanto, todos são vulneráveis a objetos pontiagudos.
A boa notícia é que já existe um projeto de desenvolvimento de um pneu que não fura. Isso mesmo: A General Motors e a Michelin estão trabalhando em um modelo de pneus chamado Uptis. Esse produto ainda está em desenvolvimento e pode chegar ao mercado em 2024. Seu nome, Uptis, vem da expressão em inglês para “sistema único de pneus à prova de furos”.
Para funcionar sem a necessidade de ar comprimido, o pneu Uptis usa mais borracha no seu interior. Essa borracha extra forma aletas, que funcionam como se fossem molas, capazes de se flexibilizar e adaptar à medida que a pressão do carro e da rua são aplicadas na parte externa do pneu. Dessa forma, o pneu ganha mais resistência. Além disso, como ele não é preenchido com ar, não corre risco nenhum de ser furado.
Um dos grandes benefícios desse pneu que não fura é que, de acordo com a Michelin, mais de 200 milhões de pneus são descartados prematuramente todos os anos no mundo inteiro. São pneus que acabam descalibrados ou sofrem com furos causados no trânsito. Por causa disso, todo esse material é desperdiçado e poderia ser melhor aproveitado se os pneus não ficassem inutilizados depois de furados.
Além disso, o Uptis é um pneu que será mais resistente que os modelos atuais. Isso deverá melhorar o custo-benefício do produto, uma vez que ele poderá rodar por mais tempo do que os pneus atuais, com quilometragem menor.
Por enquanto, a GM ainda está testando o produto, e não sabemos quando ele estará finalizado. A previsão é que ele possa ir ao mercado em 2024, mas ainda não há expectativa de preço. Você pode ver um vídeo explicativo sobre o Uptis aqui!
Se ainda não existe pneu que não fura, pelo menos já existem algumas tecnologias que podem proteger os pneus ou torná-los úteis mesmo depois de furados. Caso você queira evitar ficar na mão no meio da estrada, pode optar por comprar pneus com essas tecnologias.
A primeira delas é o Run Flat. Essa tecnologia já está presente em muitos pneus e é muito usada por fabricantes para evitar colocar um estepe no automóvel. Afinal, seu grande diferencial é garantir que o pneu possa continuar rodando mesmo furado.
De maneira simples, o Run Flat é uma estrutura que fica dentro do pneu e é ativada quando o ar comprimido foge por causa de um furo. Quando isso acontece, a estrutura entra em ação e mantém o pneu rodando por um tempo determinado.
É importante ter em mente que o Run Flat não permite que o pneu funcione para sempre assim. Há um limite de durabilidade dessa tecnologia: 80 quilômetros rodados a 80 km/h, no máximo.
Ou seja: é uma tecnologia feita para salvar o motorista caso ele esteja no meio da estrada ou na cidade e precise comprar um novo pneu com urgência. Com o recurso, ele pode dirigir até uma loja de pneus.
Já outra tecnologia de proteção é um reforço de borracha que é aplicado nas laterais ou ombros do pneu. Cada empresa dá um nome específico para essa tecnologia e usa um composto diferente na hora de reforçar o pneu.
Por fim, uma última tecnologia que vale citar é a Seal Inside. Desenvolvida pela Pirelli, essa técnica protege até 85% de todos os danos que poderiam causar a perda de pressão de um pneu.
Basicamente, o Seal Inside consiste em uma espécie de massa vedante que fica instalada imediatamente abaixo da banda de rodagem do pneu. Assim, quando um objeto perfura a banda de rodagem, essa massa vedante “escorrega” para os arredores do objeto, impedindo que o ar saia. Quando o objeto é removido, a massa vai ocupando o espaço deixado para impedir que o ar comprimido fuja.
Como deu para ver, não existe pneu que não fura. Talvez venha a existir em 2024, mas por enquanto é apenas um protótipo para o futuro. No entanto, já existem tecnologias muito interessantes que podem ser usadas no lugar, não é mesmo?
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