- 23 de outubro de 2019
- Por Richard Casa Grande
- Em Comprar Pneus
- Tags aro, Comprar pneus
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O aro do pneu é uma parte essencial do carro, mas, infelizmente, muito negligenciada pelos motoristas. Afinal, para muitos, o aro é apenas um elemento estético do carro, podendo ser personalizado como bem quiser.
No entanto, essa informação está errada. O aro do pneu tem função prática importante para o automóvel e, por isso, deve ser considerado com muita atenção quando for comprar pneus, seja para qualquer tipo de veículo.
Se você não sabe para que serve o aro do pneu, quais os tamanhos e como levá-lo em consideração quando for comprar um novo pneu, continue a leitura do artigo para saber sobre esse assunto.
O aro é a peça que vai dentro do pneu compondo a roda do veículo. Em outras palavras, ele é uma estrutura metálica que conecta o pneu com o eixo que recebe a tração do motor e move o veículo.
Além de prender o pneu no eixo de movimentação, o aro conta com funções importantes, garantindo a dirigibilidade, segurança e estabilidade do automóvel na pista, uma vez que seu tamanho tem impacto importante nesses itens.
No geral, o diâmetro da roda deve ter um tamanho específico, com uma variação máxima permitida de apenas 3%. Isso significa que o tamanho do aro é essencial para garantir a dirigibilidade do automóvel.
Falaremos mais sobre isso a seguir, mas um aro com roda incompatível não dá bons resultados na direção e, normalmente, nem é permitido o seu uso.
Isso acontece porque o tamanho da roda é relativamente fixo. Portanto, quanto maior o aro, menor é o perfil (a altura) do pneu. Logo, quanto menor o perfil do pneu, mais rápido ele se desgastará e menos aderência terá na pista, o que é ruim para o motorista tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista de direção.
Além de mexer com a dirigibilidade, o aro do pneu também lida com os comandos eletrônicos do veículo (caso tenha) e o sistema de freios. Por exemplo, o sistema de freios ABS.
O freio ABS é composto por um sistema eletrônico que identifica quando o freio foi acionado e calcula a velocidade do carro. Se ela estiver acima de um nível específico, o ABS é acionado e envia comandos eletrônicos para liberar a trava do freio por alguns milissegundos de cada vez. Isso faz com que a roda (incluindo aro e pneu) não fiquem travados, fazendo com que o carro “patine” no asfalto e perca dirigibilidade.
Por isso, o freio ABS diminui bem a velocidade, mas mantém o controle do veículo para escapar de acidentes em momentos críticos. O problema é que usar um conjunto de aros e pneus incompatíveis pode mexer com o freio ABS e fazer com que ele não funcione, gerando acidentes.
Os tamanhos dos aros de pneus dependem de cada modelo e veículo. Normalmente, as montadoras oferecem um leque de opções de aros para o um mesmo modelo. Por exemplo, um hatch pode usar um aro 13, 14 ou 15. Vai depender, claro, de cada modelo, segmento ou montadora.
Normalmente, os carros pequenos e médios costumam usar pneus com aro 15 como “padrão”. A moda atual na indústria automobilística é usar aros grandes, então as opções de 12′, 13′ e 14′ não são muito comuns, mas existem.
Além disso, aros de 16′ e 17′ também costumam ser opções válidas para os carros mais comuns, como o Onix, Ford Ka, HB20 e outros.
Para veículos maiores, como um SUV, uma picape ou um off-road, o normal é usar aros maiores, normalmente do tamanho de 20 polegadas até 22 polegadas. Isso é necessário, pois a estrutura da roda precisa ser maior para aguentar o peso desses veículos, além de lidar melhor com a potência dos motores.
Os pneus de alta performance de carros esportivos e superesportivos também usam aros maiores, mas indo das 16 polegadas até 20 polegadas no máximo. Isso acontece por causa da necessidade de lidar melhor com as altas velocidades dessas máquinas.
Até dá, mas não é permitido ou recomendado. O pneu precisa ter menos perfil para lidar com aros maiores. A borracha até consegue se adaptar, mas os riscos de segurança são altos demais, podendo danificar os sistemas de freio e até causar graves acidentes.
Por essa razão, antes de comprar pneus, verifique no manual de proprietário do seu veículo qual é o aro do pneu e compre apenas as peças que são compatíveis. Depois, faça um balanceamento e alinhamento para garantir que esteja tudo em ordem.
Se você não tiver mais o manual e não souber o tamanho do aro, peça para um especialista na loja de pneus analisar o seu carro. Ele saberá como identificar o tamanho certo de pneu para ser usado no seu carro.
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