Alinhamento e balanceamento: o que são, quanto custam e quando fazer?

Alinhamento e balanceamento: o que são, quanto custam e quando fazer?

Alinhamento e balanceamento são procedimentos veiculares que servem para aumentar a área de contato entre os pneus do carro e a estrada de forma segura e facilitar a direção. Eles costumam ser feitos juntos, visto que um acaba por “completar” o outro.

Por isso, é essencial todo motorista entender os conceitos que permeiam o tema. 

Vamos conferir mais? Aprenda tudo isso em nosso artigo! Confira a seguir e tenha uma ótima leitura!

O que é alinhamento veicular?

De forma mais técnica, o alinhamento tem como objetivo ajustar as rodas de um carro de forma que elas fiquem alinhadas corretamente com relação às outras e aos componentes da suspensão. 

A missão aqui é garantir que fiquem posicionadas de maneira ideal para que o veículo trafegue de forma segura, com desgaste uniforme dos pneus e dirigibilidade adequada.

Dessa forma, o alinhamento ajuda a evitar acidentes que possam ser causados por problemas na direção, a economizar combustível e a prevenir o deslocamento involuntário do carro. 

Quanto custa o alinhamento de um carro?

Você já deve imaginar que a resposta para essa pergunta depende de diversos fatores. Em média, o alinhamento de duas rodas no Brasil pode custar entre R$ 50 e R$ 150, enquanto o de quatro rodas geralmente varia de R$ 100 a R$ 250.

Mas ninguém aqui pretende alinhar apenas duas rodas do automóvel, correto?

É importante lembrar que esses são valores aproximados, e os preços podem variar consideravelmente dependendo do local. 

O importante é você manter o alinhamento do seu veículo para garantir uma manutenção preventiva, pois ajuda a prolongar a vida útil dos pneus, melhorando a dirigibilidade. 

Portanto, considerando os benefícios em longo prazo, o custo do alinhamento é um investimento importante para manter o seu carro em bom estado. 

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Quando deve ser feito o alinhamento do carro? 

Essa é uma questão muito importante. A princípio, ele deve ser realizado nas seguintes situações.

  • Compra de pneus novos: sempre que você substituir os pneus do seu veículo, é aconselhável fazer um alinhamento.
  • Impactos ou batidas nas rodas: se você atingir um buraco, um meio-fio ou um objeto na estrada que cause impacto significativo nas rodas, é importante verificar o alinhamento imediatamente.
  • Desgaste irregular dos pneus: caso note que os pneus estão se desgastando de maneira desproporcional, pode ser sinal de que o alinhamento está desajustado.
  • Mudança nas características de direção: se o volante começa a puxar para um lado ou se o veículo não segue linha reta quando você solta a direção, isso indica a necessidade de verificar o alinhamento.
  • Suspensão reparada ou substituída: qualquer trabalho na suspensão do veículo, como substituição de componentes, pode afetar o alinhamento. 
  • Anualmente ou a cada 10-15 mil km: mesmo se você não notar nenhum dos sinais acima, é uma boa prática fazer o alinhamento a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros rodados ou, então, uma vez por ano, como parte da manutenção preventiva.

É importante sempre consultar um mecânico de confiança e ler atentamente as recomendações no manual do veículo.

O que pode acontecer com um carro desalinhado?

Sem o alinhamento, o automóvel terá mais dificuldade de andar em linha reta, tendo que fazer mais esforços. Em outras palavras, você sentirá o impacto direto no seu bolso, pois terá que gastar mais com combustível. 

Não podemos deixar de citar como a dirigibilidade também fica comprometida com o carro puxando para um lado e a direção se tornando instável. Componentes da suspensão, como braços de controle, sofrem desgaste prematuro, levando a custos adicionais de reparo. 

Nesse sentido, a segurança também é reduzida, pois a estabilidade fica comprometida em curvas e situações de emergência.

Outra péssima notícia é que os freios podem ter sua vida útil reduzida devido ao uso desigual das rodas, e a direção e a transmissão podem sofrer desgaste adicional pelo esforço extra. 

Agora, vamos conhecer mais um pouco sobre balanceamento veicular.

O que é balanceamento do veículo?

O balanceamento é um procedimento realizado para equilibrar o peso das rodas e dos pneus. Isso é feito para garantir que o conjunto roda e pneu gire suavemente e sem vibrações excessivas quando o veículo está em movimento. 

O objetivo é distribuir uniformemente o peso ao redor da roda, evitando pontos de desequilíbrio que possam causar vibrações desconfortáveis no volante e no veículo em geral.

Quando devemos fazer o balanceamento?

Ele deve ser feito sempre que você instalar pneus novos, trocar de posição (rotação) ou notar vibrações incomuns durante a condução. Em suma: sob as mesmas condições do alinhamento.

Além disso, é recomendável verificar o balanceamento durante a manutenção regular do veículo, a cada 10-15 mil km ou uma vez por ano. Mais uma vez, lembre-se de consultar profissionais da área!

Qual o valor de um balanceamento?

O valor varia conforme a oficina mecânica, a região, o modelo do veículo e o tipo escolhido (estático ou dinâmico). Em média, no Brasil, o balanceamento de todas as quatro rodas pode custar entre R$ 40 e R$ 100. 

Tem que balancear as quatro rodas? Sim, é recomendável. Embora algumas pessoas possam optar por fazê-lo apenas das rodas dianteiras, é uma prática indicada balancear todas para obter os melhores resultados em termos de conforto e desempenho.

Estamos concluindo este artigo, mas deixamos a melhor pergunta para o final!

Por que o alinhamento e o balanceamento devem ser feitos juntos?

É importante que os dois procedimentos automotivos sejam realizados juntos, porque trabalham em conjunto para garantir uma condução suave, segura e econômica.

Agora, você já sabe que: 

  • o alinhamento cuida da direção e da estabilidade do veículo, assegurando que as rodas estejam posicionadas corretamente em relação à suspensão e à direção. Por outro lado, o balanceamento equilibra o peso das rodas e dos pneus para evitar vibrações desconfortáveis durante a condução; 

  • combinar o alinhamento e o balanceamento é fundamental para a segurança, a economia de combustível e a vida útil dos pneus. Enquanto o alinhamento garante a direção correta, o balanceamento evita vibrações e desgaste desnecessário; 

  • juntos, eles mantêm o seu veículo em boas condições e proporcionam uma experiência de condução mais agradável e segura. Portanto, realizar ambos os procedimentos é uma prática recomendada na manutenção de veículos.

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