- 23 de julho de 2020
- Por Richard Casa Grande
- Em Manutenção para seu carro
- Tags frio
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Com a chegada do inverno, é importante saber como proteger o seu carro para evitar os problemas que a estação traz para os automóveis.
Pois é: cada estação tem um tipo de cenário específico que influencia o seu veículo de forma diferente. No verão, por exemplo, você precisará se preocupar mais com as chuvas torrenciais de fim de tarde, além do calor intenso e forte Sol.
No inverno, o contexto é outro e as preocupações são diferentes. Por isso, se você quer aprender quais os principais cuidados para se ter com o carro no frio, siga a leitura para saber como conservar seu carro nesse momento!
Um problema clássico do inverno é o motorista adoecer quando começa a ligar o aquecedor. Isso acontece por um motivo bem simples: na maior parte do ano, nós simplesmente não ligamos o aquecedor do automóvel. Afinal, o Brasil é um país bem quente e não precisamos do recurso. No entanto, durante o pico do inverno, é normal que as temperaturas caiam bastante, especialmente no Sul.
Nesse período, é quando ligamos o aquecedor que ficou parado o ano inteiro. Entretanto, durante esse tempo inativo, ele acumulou bactérias e poeira que podem transmitir doenças e outros problemas para o motorista e sua família. Por isso, assim que sentir que o tempo esfriou, vá até uma oficina mecânica para limpar o sistema do aquecedor e evitar esse transtorno.
A mesma coisa acontece com o ar-condicionado, então é importante mantê-lo funcionando um pouquinho durante o inverno para evitar que ele acumule bactérias e manter seus componentes bem lubrificados.
Os pneus do carro não chegam a exigir muitos cuidados no inverno, mas é bom olhar para essas peças do carro no frio com um pouco mais de atenção. São dois problemas centrais na questão: a pressão e o risco nas ruas.
O primeiro acontece porque tanto o calor extremo quanto o frio afetam o pneu e podem mudar a sua pressão. Portanto, é importante acompanhar a calibragem da peça para garantir que está tudo certo com ela. Não é preciso mudar a forma de calibrar o pneu, basta seguir a tabela de calibragem no manual do proprietário. Apenas monitore mais regularmente a pressão.
O segundo passo é o fato de que o inverno costuma trazer neblina, camadas de gelo e obstáculos na pista, especialmente no Sul do país. Por isso, dirija com cuidado sempre para evitar danos aos pneus.
Um problema clássico do inverno é não conseguir dar partida no carro. Você senta no automóvel, gira a chave, mas o motor não consegue pegar no tranco. O que fazer nesse caso?
Esse tipo de situação acontece muito mais comumente em motores alimentados com etanol pois o combustível não produz vapores facilmente no inverno. Isso faz com que seja mais difícil dar partida no veículo.
É por isso que carros flex, especialmente mais antigos, vêm com o famoso “tanquinho”, que é um reservatório para gasolina e que pode ser usado para dar partida no inverno. É importante verificar que a gasolina ali está em boas condições (deve ter menos de 4 ou 5 meses).
Caso o automóvel não tenha tanquinho, que é o caso de veículos mais recentes, o ideal é verificar se o carro tem um sistema de partida a frio. Normalmente, esses sistemas aquecem os bicos injetores para poder vaporizar o etanol mais facilmente.
Se você já teve um carro mais antigo, deve se lembrar da necessidade de ficar esquentando o motor em casa antes de sair com o veículo. O problema é mais ou menos o mesmo do item anterior: você até consegue dar partida, mas o combustível ainda está frio demais e, por isso, não produz os vapores no ritmo necessário e o motor morre no meio do caminho. Por isso, é necessário esquentá-lo para facilitar a vaporização do etanol e gasolina.
No entanto, atualmente, a maior parte dos carros conta com injeção eletrônica. Ela cuida disso e você não precisa esquentar o carro em casa, economizando gasolina e tempo.
Por fim, um dos últimos cuidados com o carro no frio é com a sua bateria. Ela pode arriar mais facilmente pois a baixa temperatura dificulta que a reação química dentro dela aconteça e gere a energia para o veículo.
Além disso, as condições naturais do inverno fazem com que ela tenha de trabalhar mais para poder funcionar. Por exemplo, o óleo lubrificante do motor fica mais viscoso no frio, o que exige mais da bateria do carro. Nós também usamos mais o aquecedor e outros recursos, o que exige mais do recurso.
Por isso, o ideal é seguir um plano de manutenção preventiva antes do frio começar. Depois, adote bons hábitos de condução com a sua bateria, como evitar dar partida com o rádio ou o farol ligado, por exemplo.
Esses são os principais cuidados com o carro no frio. Ao segui-los, você conseguirá passar pelo inverno com mais facilidade e sem danos ao seu automóvel.
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