- 3 de setembro de 2019
- Por Richard Casa Grande
- Em Comprar Pneus, Manutenção para seu carro, Pneus
- Tags Índice Treadwear, Pneus
- 6227
- 1
Se você já precisou comprar pneus em algum momento, provavelmente já ouviu falar em algo chamado Índice Treadwear.
Gravado em praticamente todos os pneus nas lojas, ele é um número que ajudará a mensurar uma qualidade do equipamento.
Se você souber como ler esse número, aprenderá como escolher os melhores pneus para colocar em seu carro. Ficou curioso? Então siga a leitura até o fim.
O Índice Treadwear é um número gravado na lateral do pneu que mensura a velocidade na qual aquele item se desgastará quando utilizado.
Em outras palavras, o Treadwear é uma métrica que afirma quão resistente ao desgaste é aquele pneu.
Para chegar a esse número, os fabricantes fazem um teste em circuito fechado e especificado pelo governo dos EUA, já que o Treadwear é obrigatório em todos os pneus que são vendidos por lá.
O Índice varia de 60 a 620, usando o número 100 como base. O pneu de Treadwear 60 é aquele que demora mais para se desgastar quando utilizado, enquanto o equipamento com índice 620 é o que se desgasta mais rapidamente.
É importante lembrar que isso é em relação ao pneu especificamente e em condições iguais. No entanto, é praticamente impossível comparar dois pneus fora de um ambiente controlado, já que são muitos fatores em jogo.
O nível de calibração do carro, por exemplo, já afeta o ritmo de desgaste da roda. Isso significa que você pode comprar um pneu com Treadwear 200, e o seu amigo pode comprar um com Treadwear 150. No entanto o dele pode gastar primeiro, por causa da calibração ou o ambiente de uso.
Você deve estar pensando: “agora ficou fácil, basta escolher o pneu com o menor número e pronto, não é mesmo?”.
Na verdade, não é bem assim.
É verdade que quanto menor o Treadwear, menos desgaste no pneu e, portanto, maior durabilidade. Todavia, essa não é a preocupação principal em todos os casos.
Quando falamos de um veículo comercial de passeio, como um hatch ou um SUV, a ideia é realmente focar no menor Treadwear possível. Por quê? Porque você anda com o carro o tempo todo, para ir para o trabalho ou qualquer outro lugar.
Por isso, a ideia é economizar o máximo possível e, portanto, usar um pneu que dure mais tempo e consiga rodar mais quilômetros.
Já para os superesportivos ou esportivos de luxo, como um Mercedes-Benz, o gasto com o pneu não é tão importante assim. Por conta disso, a preocupação é outra, já que estamos falando de carros muito leves e com enorme potência, o que significa velocidades altas.
Nesse caso, o ideal é optar por pneus maiores e capazes de gerar maior aderência na pista, mesmo que desgastem mais rapidamente. Isso porque esses automóveis precisam de mais estabilidade na estrada em virtude da velocidade que alcançam.
É comum confundir o Índice Treadwear com o Tread Wear Indicator. Afinal, os nomes são basicamente os mesmos e, para quem não conhece do assunto, podem parecer a mesma coisa.
No entanto, não são. Embora sejam coisas bem parecidas.
O Índice Treadwear, como já dito, é a métrica que mede a velocidade em que um pneu se desgasta. Quanto maior, mais rápido é o desgaste.
Entretanto, o Tread Wear Indicator não é a mesma coisa. Trata-se de um indicador que é gravado no pneu para mostrar quando o nível de desgaste chegou ao limite, sendo necessário trocar o equipamento.
O TWI (Tread Wear Indicator) fica dentro dos relevos da superfície do pneu. Quando o desgaste finalmente chega nele, mostra que o equipamento está no seu nível mais inseguro. Um pneu neste nível de desgaste corre alto risco de aquaplanagem ou perder aderência na estrada em geral, aumentando as chances de um acidente.
Como deu para observar, trata-se de coisas diferentes, ligadas ao mesmo tema: o desgaste do pneu.
O Índice Treadwear é algo que afetará a sua decisão de compra. Você avaliará as opções e, dependendo do tipo de carro que tiver, optará por comprar aquele melhor avaliado nessa métrica dentro da faixa de preço que poderá pagar.
Já o TWI é uma marca que indicará quando você deverá trocar a peça. Quando o desgaste do pneu chegar nele, é sinal de que não é mais seguro rodar com aquele equipamento e chegou a hora de comprar um novo.
Agora você já sabe exatamente o que é o Índice Treadwear e como usá-lo no seu dia a dia. Além disso, aprendeu também como diferenciá-lo do TWI e como escolher o pneu ideal para o seu carro.
Se o artigo foi útil para você, não esqueça de curtir a nossa página no Facebook e seguir nosso Instagram para acompanhar outros conteúdos que postamos por lá e conferir nossas promoções!