Quando trocar a correia dentada? Entenda os sinais!
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Quando trocar a correia dentada? Entenda os sinais!

Você sabe quando trocar correia dentada do motor do carro? Se não, então precisa descobrir. Afinal, essa é uma peça importantíssima para o funcionamento do automóvel e, se não estiver em condições, pode gerar alguns problemas.

É fundamental manter uma rotina de manutenção preventiva no seu automóvel para evitar que ele sofra com problemas sérios, aumentando os seus gastos e deixando você na mão em um momento importante.

Quer aprender quando trocar correia dentada do motor? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que a correia dentada faz?

A correia dentada é uma peça que fica no motor do carro e sincroniza o virabrequim. Por sua vez, o virabrequim é uma peça que transfere a força gerada pelo motor  para as rodas e comando de válvulas.

Na prática, a correia comanda a abertura das válvulas do motor, além do seu sincronismo com os pistões do cilindro. Esse movimento deve ser perfeitamente sincronizado para que a válvula não esteja dentro do cilindro quando o seu pistão subir e comprimir o gás combustível que estiver lá dentro. Se isso acontecer, os problemas podem ser muito sérios. Por exemplo:

  • a válvula pode empenar;
  • a cabeça do pistão pode furar;
  • pode entortar o cabeçote do motor.

Portanto, a correia cumpre uma função importantíssima dentro do motor do automóvel, garantindo que o seu funcionamento possa se dar adequadamente.

No entanto é normal que, com o tempo, ela sofra alguns danos e possa sair danificada ou desgastada. Isso acontece com todas as peças. É importante saber quando trocar a correia dentada ou, pelo menos, aprender a identificar os sinais de problema para que o motor não sofra e você venha a perder o carro por completo.

Quando trocar a correia dentada do motor?

O primeiro passo para saber a hora certa de trocar a correia dentada do motor do seu carro é olhar o manual do proprietário do seu automóvel. É lá que a montadora vai dizer qual o tempo ou quilometragem para trocar a peça do seu carro (aliás, todas as quilometragens de todas as peças estarão lá).

No entanto, a gente pode dizer que, no geral, a maior parte das montadoras determina que a correia seja trocada a cada 40 mil quilômetros rodados. Considerando uma média de 20 mil quilômetros rodados por ano (que é a média nacional), você trocaria a peça a cada 2 anos.

No caso de uma excelente manutenção e de muito cuidado com o veículo, talvez você possa aguentar 50 mil quilômetros, mas depende muito de cada caso. O recomendado mesmo é seguir o que o manual diz ou o limite de 40 mil quilômetros.

Além dessa quilometragem, é importante entender que a correia também pode precisar de troca em relação ao tempo de uso. Isso mesmo: ela tem uma duração de 5 anos e, depois disso, simplesmente não apresenta mais bons resultados. 

Portanto, mesmo que você ainda não tenha andado 40 mil quilômetros com o seu automóvel, mas ele já tem mais de 5 anos de idade, é hora de comprar um kit de correia dentada e trocar.

Quais os sintomas de que a peça está com problemas?

O limite de 40 mil quilômetros/5 anos é o máximo para a validade da peça, mas isso não significa que você não tenha que trocar a correia dentada antes disso. Na verdade, é possível que você precise trocá-la por causa de algum dano na peça.

Pode ser que a correia arrebentou, mas pode ser também que ela perca tensão com o tempo. Por exemplo, andar em regiões com muita poeira ou poluição pode causar desgaste na peça.

Quando isso acontece, há uma maneira muito fácil de identificar o problema: você ouvirá um barulho estridente e alto, mais ou menos como um rangido de porta. O barulho virá do motor do automóvel e é sinal de que a correia dentada perdeu a sua tensão ou sofreu algum outro tipo de dano.

No caso de uma correia distensionada, o dano é fácil de corrigir: basta trocar a peça. O serviço e a reposição não são caros. No entanto, se você andar com a correia nessa situação, ela vai arrebentar e, nesse caso, o problema é seríssimo. Rompida, a correia deixará de controlar a abertura das válvulas do motor e ele não vai funcionar do jeito certo, além de poder se superaquecer e fundir.

Se chegar a hora de trocar a peça, não tente fazer esse serviço em casa pois é receita para problemas. Compre uma nova correia dentada e peça a um mecânico de confiança para realizar o procedimento.

Como pôde ver, é importante saber quando trocar a correia dentada do motor do carro. Essa é uma peça simples e barata, mas cuja ausência é muito sentida. Se ela não estiver em boas condições, o dano e o prejuízo podem ser ainda maiores!

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