- 21 de agosto de 2023
- Por Diego Martins
- Em Manutenção para seu carro
- Tags manutenção de veículos
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A manutenção do veículo é uma responsabilidade essencial para qualquer proprietário, garantindo durabilidade, desempenho e segurança do carro. No entanto, muitos mitos e ideias equivocadas circulam em torno desse assunto, levando a práticas incorretas e prejuízos potenciais.
Neste artigo, vamos mergulhar nos mitos mais comuns sobre a manutenção de veículos, fornecendo informações verdadeiras para manter seu carro em ótimo estado.
Há muito tempo, a sabedoria convencional ditava a troca de óleo a cada 3 mil milhas (cerca de 4.800 km). No entanto, avanços na tecnologia de óleo e motores modernos tornaram isso obsoleto.
A verdade é que a frequência da troca de óleo varia com base em diferentes fatores, como o tipo de óleo utilizado, o modelo do carro e as condições de condução.
A maioria dos fabricantes agora recomenda intervalos mais longos, frequentemente na faixa de 5 mil a 7,5 mil milhas (8 mil a 12 mil km) ou mais. É crucial seguir as diretrizes do manual do proprietário para determinar o intervalo ideal de troca de óleo.
Este mito sustenta que é melhor esgotar completamente o tanque de combustível antes de reabastecer. No entanto, isso não é verdade.
Manter um nível mínimo de combustível é importante para evitar que impurezas presentes no fundo do tanque sejam sugadas pelo sistema de combustível e cheguem ao motor.
Além disso, o tanque com um nível adequado pode ajudar a resfriar a bomba de combustível, prolongando sua vida útil.
A ideia de que lavar o motor com água é uma boa prática de manutenção está longe da verdade. Na realidade, a água pode causar danos significativos a componentes elétricos e eletrônicos sensíveis sob o capô.
Para limpar o motor, use produtos específicos para essa finalidade, que não corroam as conexões elétricas e os componentes sensíveis. Uma limpeza direcionada com estes itens é suficiente.
Embora possa parecer conveniente calibrar todos os pneus com a mesma pressão, isso não é o ideal. Os pneus dianteiros e traseiros têm diferentes funções e cargas.
Portanto, a calibragem deve ser feita de acordo com as recomendações do fabricante, que estão indicadas no manual do proprietário ou na etiqueta de pressão dos pneus (localizada na área interna da porta do condutor ou na tampa do tanque de combustível).
Muitos acreditam que desligar o ar-condicionado e abrir as janelas economiza combustível. No entanto, a resistência do ar criada ao abrir as janelas a velocidades mais altas pode anular qualquer economia.
Além disso, o ar-condicionado moderno é mais eficiente do que costumava ser. A uma velocidade de estrada constante, manter as janelas fechadas e usar o ar-condicionado pode ser mais econômico.
Há uma crença equivocada de que usar um óleo de motor mais espesso protege melhor o motor. No entanto, usar um mais espesso do que o recomendado pelo fabricante pode prejudicar a lubrificação e aumentar o consumo de combustível.
É essencial seguir as recomendações do manual do proprietário com relação ao tipo e à viscosidade do óleo.
Em tempos passados, era uma prática comum deixar o motor aquecer antes de sair com o carro em dias mais frios. No entanto, motores modernos não precisam desse tempo de aquecimento prolongado.
Na verdade, o aquecimento em marcha lenta consome mais combustível e emite mais poluentes. Hoje, é aconselhável dirigir com suavidade assim que o motor for iniciado, permitindo que ele alcance sua temperatura ideal de operação naturalmente.
Muitos acreditam que as velas de ignição devem ser trocadas a cada troca de óleo. No entanto, a vida útil das velas varia consideravelmente.
As velas modernas são projetadas para durar mais, frequentemente entre 60 mil e 100 mil milhas (96 mil a 160 mil km) ou mais. Consulte o manual do proprietário para determinar a frequência de troca adequada.
A gasolina premium é frequentemente vista como uma opção superior de combustível para os veículos. No entanto, essa não é a realidade para todos os carros. A maioria deles é projetada para funcionar perfeitamente com gasolina regular.
Usar gasolina premium em um carro que não requer pode não trazer benefícios visíveis e é um gasto desnecessário.
Há uma ideia errônea de que lavar o carro com frequência pode prejudicar a pintura. Na verdade, lavagens regulares são essenciais para protegê-la contra sujeira, detritos e resíduos causadores de danos.
No entanto, é importante utilizar métodos e produtos adequados para a lavagem, evitando escovas abrasivas que possam causar riscos.
Ao desmistificar essas ideias equivocadas sobre a manutenção de veículos, estamos munidos de informações precisas para cuidar adequadamente de nossos carros.
A verdade é que seguir as orientações do fabricante e adotar práticas de manutenção baseadas em evidências é a chave para manter os automóveis em condições ideais.
A manutenção adequada não apenas prolonga a vida útil do carro, mas também melhora a segurança, o desempenho e a eficiência, proporcionando uma experiência de direção mais satisfatória e econômica.
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