- 30 de abril de 2021
- Por Richard Casa Grande
- Em Pneus
- 573
- 0
De um modo geral, as pessoas sabem que não devem trafegar por aí com pneus carecas. Isso é uma verdade indiscutível, certo? Afinal, pneus carecas não garantem a devida aderência do veículo ao solo, permitindo facilmente que o motorista perca o controle, especialmente se trafega em dias chuvosos e em alta velocidade. No entanto, avaliar se pneus e rodas estão em boas condições de funcionamento vai além do que considerá-los carecas ou não.
Do mesmo modo, a segurança de um veículo que não está com os pneus em boas condições não é afetada somente pela falta de aderência do mesmo ao solo. Em primeiro lugar, é preciso entender que pneus e rodas são muito mais do que mecanismos que permitem que o veículo se desloque. São importantes componentes que viabilizam que o automóvel trafegue com o desempenho que foi projetado para ter, além de serem responsáveis pela sustentação de toda a estrutura do veículo e de intermediarem o conhecimento do motorista e a resposta do comando.
Portanto, neste artigo o objetivo é conscientizar a respeito da imensa importância do alinhamento e balanceamento dos pneus e rodas, bem como os problemas que o seu desgaste pode trazer. Vale lembrar também que é imprescindível ficar com os serviços de manutenção em dia com a frequência indicada pelo fabricante.
Mesmo que o seu carro aparente estar normal, isso pode não se aplicar à situação dos pneus. A depender do desgaste natural dos componentes e dos diversos impactos naturais do dia a dia, como batida em buracos e guias, o jogo de rodas pode ficar desalinhado. Logo, é interessante fazer a manutenção específica para os pneus no intervalo entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados, ou se evidenciar qualquer tipo de anormalidade, que pode ser apresentada como uma vibração anormal do volante.
O balanceamento geralmente é a solução mais comum para resolvê-lo. Trata-se de um serviço simples e que garante que o seu veículo obedeça adequadamente ao seu comando, sem que oscile em momentos decisivos. Além disso, o balanceamento das massas do conjunto roda e pneu traz mais conforto e equilíbrio, já que elimina todo tipo de vibração.
Para entender o desgaste irregular dos pneus é preciso pensar primeiramente que estes sofrerão desgaste naturalmente. Sim, já que estão em constante atrito com o solo, suportando todo o peso do veículo. No entanto, quando temos o jogo de rodas alinhado e balanceado, esse desgaste ocorrerá de forma uniforme, ou seja, o pneu sofrerá o mesmo desgaste dos dois lados, mantendo a estabilidade do veículo.
Porém, em rodas desalinhadas e desbalanceadas o desgaste se dá de forma diferente. Considerando que um dos lados do pneu toca o solo com mais força do que o outro, teremos maior desgaste neste lado. Assim, o formato do pneu será afetado de modo a prejudicar o desempenho deste veículo e afetar a sua segurança, já que passa a funcionar sob grande instabilidade. Assim, o desgaste irregular deve ser evitado através dos serviços frequentes de manutenção em pneus e rodas: a cada 5000 km ou sempre que o motorista notar que as rodas parecem responder de modo diferente ao comando do volante.
As the Indian Premier League continues to captivate global audiences with its thrilling matches and star-studded lineups, the IPL App India emerges as the best way to dive deep into the action. This application not only provides live scores but also offers comprehensive coverage of each game’s most pivotal moments. It’s a must-have for any IPL aficionado wanting to stay connected to the heart of the excitement.