De um modo geral, as pessoas sabem que não devem trafegar por aí com pneus carecas. Isso é uma verdade indiscutível, certo? Afinal, pneus carecas não garantem a devida aderência do veículo ao solo, permitindo facilmente que o motorista perca o controle, especialmente se trafega em dias chuvosos e em alta velocidade. No entanto, avaliar se pneus e rodas estão em boas condições de funcionamento vai além do que considerá-los carecas ou não.
Do mesmo modo, a segurança de um veículo que não está com os pneus em boas condições não é afetada somente pela falta de aderência do mesmo ao solo. Em primeiro lugar, é preciso entender que pneus e rodas são muito mais do que mecanismos que permitem que o veículo se desloque. São importantes componentes que viabilizam que o automóvel trafegue com o desempenho que foi projetado para ter, além de serem responsáveis pela sustentação de toda a estrutura do veículo e de intermediarem o conhecimento do motorista e a resposta do comando.
Portanto, neste artigo o objetivo é conscientizar a respeito da imensa importância do alinhamento e balanceamento dos pneus e rodas, bem como os problemas que o seu desgaste pode trazer. Vale lembrar também que é imprescindível ficar com os serviços de manutenção em dia com a frequência indicada pelo fabricante.
Alinhamento e balanceamento
Mesmo que o seu carro aparente estar normal, isso pode não se aplicar à situação dos pneus. A depender do desgaste natural dos componentes e dos diversos impactos naturais do dia a dia, como batida em buracos e guias, o jogo de rodas pode ficar desalinhado. Logo, é interessante fazer a manutenção específica para os pneus no intervalo entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados, ou se evidenciar qualquer tipo de anormalidade, que pode ser apresentada como uma vibração anormal do volante.
O balanceamento geralmente é a solução mais comum para resolvê-lo. Trata-se de um serviço simples e que garante que o seu veículo obedeça adequadamente ao seu comando, sem que oscile em momentos decisivos. Além disso, o balanceamento das massas do conjunto roda e pneu traz mais conforto e equilíbrio, já que elimina todo tipo de vibração.
Desgaste irregular
Para entender o desgaste irregular dos pneus é preciso pensar primeiramente que estes sofrerão desgaste naturalmente. Sim, já que estão em constante atrito com o solo, suportando todo o peso do veículo. No entanto, quando temos o jogo de rodas alinhado e balanceado, esse desgaste ocorrerá de forma uniforme, ou seja, o pneu sofrerá o mesmo desgaste dos dois lados, mantendo a estabilidade do veículo.
Porém, em rodas desalinhadas e desbalanceadas o desgaste se dá de forma diferente. Considerando que um dos lados do pneu toca o solo com mais força do que o outro, teremos maior desgaste neste lado. Assim, o formato do pneu será afetado de modo a prejudicar o desempenho deste veículo e afetar a sua segurança, já que passa a funcionar sob grande instabilidade. Assim, o desgaste irregular deve ser evitado através dos serviços frequentes de manutenção em pneus e rodas: a cada 5000 km ou sempre que o motorista notar que as rodas parecem responder de modo diferente ao comando do volante.