- 5 de julho de 2023
- Por Diego Martins
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A mecânica automotiva é uma área fundamental para quem deseja entender melhor o funcionamento dos veículos e realizar manutenções básicas por conta própria.
No entanto, muitas pessoas ainda não entendem os seus conceitos básicos por acreditarem que se trata de algo difícil e complexo, quando na verdade não é bem assim.
Neste artigo, vamos explorar os conceitos básicos da mecânica automotiva, desde o sistema de ignição até a transmissão, passando pelos principais componentes e suas funções. Acompanhe!
O sistema de ignição é responsável por iniciar o funcionamento do motor de um veículo. É composto por: bateria, bobina de ignição, vela e distribuidor (ou sistema de ignição eletrônica).
A bateria fornece energia para a bobina de ignição, que converte essa energia em uma alta tensão. Esta é transmitida para as velas, onde ocorre a centelha elétrica, que, por sua vez, inflama a mistura ar-combustível no cilindro do motor.
Dica: é importante manter o sistema de ignição em bom estado, verificando regularmente as velas e substituindo-as quando necessário.
Este sistema é responsável por armazenar, filtrar e fornecer o combustível necessário para o funcionamento do motor. Seus componentes principais são o tanque, a bomba, o filtro e o sistema de injeção (ou carburador, em alguns veículos mais antigos).
A bomba pressuriza o combustível, que é filtrado antes de chegar ao motor. O sistema de injeção é responsável por pulverizar o combustível na quantidade e no momento adequados.
Dica: a manutenção do sistema de combustível inclui a limpeza periódica do filtro e a verificação do desempenho da bomba.
O sistema tem a função de manter a temperatura ideal de funcionamento do motor, evitando o superaquecimento. Ele é composto por: radiador, mangueiras, bomba-d’água, termostato e fluido de arrefecimento.
O fluido de arrefecimento circula pelo motor, absorvendo o calor gerado pela combustão e transferindo-o para o radiador, onde é resfriado antes de retornar ao motor.
Dica: é essencial verificar regularmente o nível e a qualidade do fluido de arrefecimento, bem como a condição das mangueiras e do radiador.
É responsável por garantir a segurança, permitindo que o motorista pare ou diminua a velocidade do veículo quando necessário. Os componentes principais desse sistema são os discos (ou tambores) de freio, as pastilhas (ou lonas) de freio, o cilindro mestre, o freio servo e as tubulações hidráulicas.
Ao pisar no pedal de freio, a pressão é transmitida para as pastilhas (ou lonas), que são pressionadas contra os discos (ou tambores), gerando atrito e, consequentemente, a desaceleração do veículo.
Dica: a manutenção do sistema de freios inclui a verificação periódica de pastilhas, discos, cilindro mestre e fluido de freio.
É responsável por transmitir a potência gerada pelo motor às rodas do veículo. Existem dois tipos principais de transmissão: manual e automático.
A transmissão manual possui embreagem, que permite a seleção das marchas pelo condutor. Já a automática realiza as mudanças de marcha automaticamente, sem a necessidade de intervenção do motorista.
Dica: é importante seguir as recomendações do fabricante para a manutenção da transmissão, como a verificação periódica do nível de óleo e a troca na quilometragem recomendada.
O sistema de suspensão é responsável por proporcionar conforto, estabilidade e segurança. Ele é composto por molas, amortecedores, barras estabilizadoras, braços de controle e buchas.
As molas absorvem os impactos das irregularidades do terreno, enquanto os amortecedores controlam o movimento das molas, evitando oscilações excessivas. As barras estabilizadoras reduzem a inclinação lateral do veículo em curvas, e os braços de controle mantêm o alinhamento das rodas.
Dica: verifique periodicamente a condição dos componentes da suspensão e realize a substituição deles quando necessário.
O sistema elétrico do veículo é responsável por fornecer energia para diversos componentes, como faróis, luzes de freio, sistema de som, entre outros. Ele é composto por bateria, alternador, fusíveis, relés e chicotes elétricos.
A bateria fornece energia para dar partida no motor e alimentar os componentes elétricos quando ele está desligado. O alternador recarrega a bateria enquanto o motor está em funcionamento.
Dica: a verificação dos fusíveis e a inspeção visual dos chicotes elétricos são importantes para garantir o bom funcionamento do sistema elétrico.
Este sistema permite que o condutor controle a direção do veículo. Ele é formado por caixa, coluna, barra, terminais e sistema de direção assistida (se equipado).
A caixa de direção converte o movimento do volante no movimento das rodas, e a barra transmite esse movimento para as rodas dianteiras. Os terminais de direção permitem a articulação das rodas nas curvas.
Dica: a manutenção adequada do sistema de direção inclui a lubrificação dos componentes e a verificação do alinhamento e balanceamento das rodas.
É responsável por remover os gases resultantes da combustão do motor e reduzir o ruído produzido pelo escapamento desses gases. É composto por tubos de escape, catalisador, silencioso e abafador.
Os tubos de escape direcionam os gases para fora do veículo, passando pelo catalisador, que reduz a emissão de gases poluentes. O silencioso e o abafador reduzem o ruído produzido pelo escapamento.
Dica: é importante verificar a integridade do sistema de escape, evitar obstruções e substituir componentes danificados para garantir a eficiência do motor e reduzir a poluição sonora.
O sistema de lubrificação tem a função de reduzir o atrito entre as partes móveis do motor, evitando desgastes prematuros e aumentando sua vida útil. Ele é formado pelo cárter de óleo, bomba de óleo, filtro de óleo e galerias de lubrificação.
A bomba faz o óleo lubrificante circular pelo motor, garantindo que todas as partes móveis estejam devidamente lubrificadas. O filtro retém as impurezas presentes no óleo, impedindo que elas circulem pelo motor.
Dica: a verificação periódica do nível de óleo e a troca regular do óleo e filtro são essenciais para o bom funcionamento do sistema de lubrificação.
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