Infelizmente muitas pessoas são enganadas todos os dias nas oficinas mecânicas simplesmente pelo fato de não entender absolutamente nada sobre o conserto de automóveis. Muitos profissionais de má índole cobram valores exorbitantes para fazer serviços muito simples, chegando mesmo a criar problemas fictícios para convencer o cliente, mesmo que este faça uma pesquisa na internet após o diagnóstico. Está cada vez mais difícil de não ser enganado pelo mecânico.
Diversas pesquisas já foram realizadas em emissoras de tv a esse respeito e, na maioria dos casos, não se perdeu a oportunidade de passar o cliente para trás por serviços que não tinham necessidade de serem feitos. Esse tipo de atitude mancha a reputação de mecânicos sérios, que também existem aos montes e que desempenham um excelente trabalho. Por isso, hoje a gente resolveu preparar este artigo para que você saiba distinguir um do outro.
Desconfie de problemas mirabolantes
Mecânicos de má índole geralmente se utilizam da urgência para convencer o cliente a pagar pelo serviço. A publicitária Gracielle Galvão, de Cuiabá (MT), conta que, ao chamar um mecânico desconhecido para consertar o seu seminovo que tinha parado de funcionar abruptamente, foi informada que o mesmo iria explodir caso não fosse consertado. O caso dela ilustra bastante a atitude dessas pessoas, que não dão tempo para que o cliente pense, fazendo com que fique aterrorizado com as possibilidades apontadas. Na maioria dos casos, os problemas se desenvolvem gradativamente e é preciso chegar a um extremo de mau uso ou de falta de sorte para que o carro simplesmente exploda!
Oficina desconhecida? Saiba exatamente qual é o seu problema
Não estamos aqui querendo dizer que você não deve ir a uma oficina independente ou pequena. Porém, se você pretende fazer algum reparo no seu veículo e quer economizar em quem cobra menos por isso, saiba exatamente qual é o problema e o que precisa ser feito. Ora, é preciso compreender que, não conhecendo a empresa, você toma para si um risco que pode ser desnecessário. Conhecer bem o lugar que você vai ou, pelo menos, o serviço que precisa ser feito (no caso de um lugar desconhecido) é fundamental para não ser enganado pelo mecânico.
Oferecimento de múltiplos serviços
Você vai à oficina para trocar a bateria e o mecânico lhe diz que a situação do seu veículo está deplorável, sendo necessário fazer vários outros consertos. Desconfie, especialmente se você é cuidadoso e se faz as manutenções periódicas indicadas pelo fabricante. É impossível que um veículo bem cuidado esteja em uma situação crítica.
O mecânico que explica é o mecânico que sabe
O profissional sério fará questão de lhe apresentar todo um relatório a respeito da situação do seu veículo e não se importará que você tenha uma segunda opinião ou mesmo que pesquise a respeito do problema. Quem não deve, não teme! Fique de olho vivo nessa atitude que pode ser decisiva para um cliente não ser enganado pelo mecânico.
Oficinas-referência
Um cliente que já tem alguma experiência com a oficina em questão é a melhor fonte a seu respeito. Portanto, converse com amigos e conhecidos sobre o local onde levam os seus veículos, pesquise na internet e peça referências nas redondezas sobre a empresa. Grandes auto centers costumam ter uma reputação impecável, visto que precisam de uma grande demanda para sustentá-los. Além disso, costumam trabalhar com equipamentos de última geração e métodos pouco invasivos de conserto de veículos. Para saber um pouco mais sobre os principais serviços que uma oficina pode oferecer, clique neste link.