- 23 de maio de 2018
- Por Richard Casa Grande
- Em Manutenção para seu carro, Pneus, Sem categoria
- 2589
- 0
Infelizmente muitas pessoas são enganadas todos os dias nas oficinas mecânicas simplesmente pelo fato de não entender absolutamente nada sobre o conserto de automóveis. Muitos profissionais de má índole cobram valores exorbitantes para fazer serviços muito simples, chegando mesmo a criar problemas fictícios para convencer o cliente, mesmo que este faça uma pesquisa na internet após o diagnóstico. Está cada vez mais difícil de não ser enganado pelo mecânico.
Diversas pesquisas já foram realizadas em emissoras de tv a esse respeito e, na maioria dos casos, não se perdeu a oportunidade de passar o cliente para trás por serviços que não tinham necessidade de serem feitos. Esse tipo de atitude mancha a reputação de mecânicos sérios, que também existem aos montes e que desempenham um excelente trabalho. Por isso, hoje a gente resolveu preparar este artigo para que você saiba distinguir um do outro.
Mecânicos de má índole geralmente se utilizam da urgência para convencer o cliente a pagar pelo serviço. A publicitária Gracielle Galvão, de Cuiabá (MT), conta que, ao chamar um mecânico desconhecido para consertar o seu seminovo que tinha parado de funcionar abruptamente, foi informada que o mesmo iria explodir caso não fosse consertado. O caso dela ilustra bastante a atitude dessas pessoas, que não dão tempo para que o cliente pense, fazendo com que fique aterrorizado com as possibilidades apontadas. Na maioria dos casos, os problemas se desenvolvem gradativamente e é preciso chegar a um extremo de mau uso ou de falta de sorte para que o carro simplesmente exploda!
Não estamos aqui querendo dizer que você não deve ir a uma oficina independente ou pequena. Porém, se você pretende fazer algum reparo no seu veículo e quer economizar em quem cobra menos por isso, saiba exatamente qual é o problema e o que precisa ser feito. Ora, é preciso compreender que, não conhecendo a empresa, você toma para si um risco que pode ser desnecessário. Conhecer bem o lugar que você vai ou, pelo menos, o serviço que precisa ser feito (no caso de um lugar desconhecido) é fundamental para não ser enganado pelo mecânico.
Você vai à oficina para trocar a bateria e o mecânico lhe diz que a situação do seu veículo está deplorável, sendo necessário fazer vários outros consertos. Desconfie, especialmente se você é cuidadoso e se faz as manutenções periódicas indicadas pelo fabricante. É impossível que um veículo bem cuidado esteja em uma situação crítica.
O profissional sério fará questão de lhe apresentar todo um relatório a respeito da situação do seu veículo e não se importará que você tenha uma segunda opinião ou mesmo que pesquise a respeito do problema. Quem não deve, não teme! Fique de olho vivo nessa atitude que pode ser decisiva para um cliente não ser enganado pelo mecânico.
Um cliente que já tem alguma experiência com a oficina em questão é a melhor fonte a seu respeito. Portanto, converse com amigos e conhecidos sobre o local onde levam os seus veículos, pesquise na internet e peça referências nas redondezas sobre a empresa. Grandes auto centers costumam ter uma reputação impecável, visto que precisam de uma grande demanda para sustentá-los. Além disso, costumam trabalhar com equipamentos de última geração e métodos pouco invasivos de conserto de veículos. Para saber um pouco mais sobre os principais serviços que uma oficina pode oferecer, clique neste link.