Tipos de pneus: como escolher o modelo perfeito para o seu carro?
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Tipos de pneus: como escolher o modelo perfeito para o seu carro?

Chegou a hora de fazer a troca e bateu aquela dúvida sobre qual modelo escolher entre todos os tipos de pneus? Pois saiba que isso é muito comum. 

Isso porque o mercado automotivo possui diversas marcas e muitas especificidades. Para cada modelo de veículo existe um pneu ideal. O primeiro passo para saber as características dos pneus do seu carro é a leitura do manual do proprietário. Nele, é possível encontrar informações como, por exemplo, a pressão correta, o controle periódico do alinhamento e do balanceamento e os tipos de pneus mais apropriados. Por isso, é preciso tomar muito cuidado antes de decidir em qual modelo investir. 

Para lhe ajudar nessa tarefa, reunimos as informações essenciais. Continue a leitura e confira a seguir!

Quais os tipos de pneus existentes?

On-road

Esse tipo de pneu é destinado para quem roda predominantemente no asfalto. Fabricados para aumentar a área de contato com o asfalto, os pneus on-road trazem mais aderência, garantindo um melhor desempenho ao veículo. Esses pneus também são chamados de convencionais, e é com eles que a maioria dos carros costuma sair da fábrica. Outra característica dos pneus convencionais são os sulcos menores, que garantem um contato maior com o solo, tornando-os mais eficientes no escoamento da água quando se trafega na chuva, por exemplo.

Off-road

Já os pneus off-road são ideais para pistas de terra, cascalho ou lama. Sua banda de rodagem tem uma largura maior, assim como os sulcos são mais largos e a carcaça reforçada, características que favorecem a resistência aos terrenos irregulares, garantindo a capacidade de alta frenagem e estabilidade. Quando utilizados no asfalto, no entanto, os pneus off-road desgastam com facilidade.

Misto

Os pneus mistos apresentam-se como opções ideais para quem trafega nos dois tipos de solo: asfalto e terra. Como principal característica, os pneus mistos apresentam sulcos mais largos do que o dos pneus on-road, mas não tanto largos quanto o off-road. A maioria dos jipes brasileiros, e até mesmo alguns SUVs, já saem de fábrica com este tipo de pneu que, apesar da versatilidade, acaba puxando mais para o asfalto, mas não te deixará na mão quando for encarar estradas de terra. Os pneus mistos costumam ser mais resistentes, mas também custam mais caro e favorecem o consumo maior de combustível. Em velocidades altas, os pneus mistos também são os que geram mais ruído.

Pneus verdes

Pneus verdes são os que traduzem uma relação amigável com o meio ambiente. Fabricados com materiais diferenciados, eles são mais leves, menos ruidosos, favorecem a economia de combustível, duram mais e têm melhor desempenho em pistas molhadas, o que reduz os riscos de aquaplanagem.

O que acontece na pista?

Na prática, o único tipo de pneu que vence em lados opostos é o misto. Caso coloque um on-road no lugar de um off-road, problemas sérios podem surgir. Por exemplo, se um pneu ideal para ambientes lameados e esburacados for usado no asfalto, é possível que ocorra um desgaste forte do veículo e mal-estar na cabine. Agora, se o contrário acontecer, prepare-se para o carro não sair do lugar em um terreno “inóspito” ou deslizar para a margem da rodovia, se for um dia de muita chuva.

Manutenção Dos Pneus

Assim como a maioria dos itens do carro, os pneus também precisam de manutenção para manter seu bom funcionamento e durabilidade. A seguir, listamos algumas dicas importantes para essa manutenção:

Rodízio de pneus: previne o desgaste irregular, o aumento do consumo de combustível e o barulho produzido pelo pneu. No rodízio, o mecânico inverte os pneus de lugar para que todos tenham o mesmo desgaste ao longo do tempo.

Calibragem dos pneus: é importante que o pneu esteja sempre com a pressão recomendada pelo fabricante. Na pressão certa, ele produzirá menos calor durante o atrito com o solo, aumentando a economia de combustível e diminuindo o desgaste.

Alinhamento e Balanceamento: os buracos e a irregularidade de nossas ruas são os principais motivos para se alinhar e balancear o carro. O alinhamento é recomendado a cada 5 mil quilômetros. Já o balanceamento só precisa ser feito no momento em que são colocados pneus novos ou quando o condutor começa a sentir o volante do carro tremer quando está acima de 70km/h.

Riscos de investir em tipos de pneus errados 

Entre os principais perigos em usar os tipos de pneus inadequados para o veículo, podemos destacar:

  1. Comprometimento no tempo de resposta ao precisar frear, aumentando o risco de causar um acidente. Para que o pneu realize a frenagem com segurança, ele precisa ter uma boa aderência com o solo, e isso não acontece se a peça não for a adequada para o tipo de estrada na qual está trafegando.
  2. Quando a profundidade dos sulcos necessária para expulsar o excesso de água não é a certa, o perigo de aquaplanagem cresce consideravelmente. Nesse tipo de situação, o automóvel perde contato com o solo e passa a deslizar de maneira descontrolada.
  3. O uso de pneus inadequados afeta também a estabilidade e conforto na hora de dirigir. Em casos extremos, a peça pode chegar a estourar por conta da sua fragilidade, assim como aumentam as trepidações e barulhos ao acelerar o veículo.

Usar os tipos de pneus adequados para o seu veículo é uma das melhores formas de garantir a segurança do motorista.

Agora que a gente já deu todas as informações sobre os mais variados tipos de pneus, a manutenção dos compostos e os perigos em usar o modelo inadequado, já dá pra se sentir mais seguro na hora de fazer a troca, não é? Então, entre em contato com a gente para pedir seu orçamento!

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